Venda moderada no Natal é a expectativa do presidente do Sindilojas Fortaleza

Ética e abrangência estadual marcam 2023 do Sebrae Ceará Cid Alves
Empresário Cid Alves, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará (Foto: Portal IN/Divulgação).

O empresário Cid Alves, presidente do Sindilojas Fortaleza, 1º vice-presidente da Fecomércio Ceará e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-CE, declarou que a expectativa dos comerciantes para o Natal é moderada. “Um dos fatores que fez com que o dinheiro “sumisse” da praça foi o programa Desenrola. O dinheiro que as pessoas tinham pra fazer aquisição de mercadorias foi usado para quitar as dívidas”, comentou, em entrevista ao Economic News Brasil.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio) realizou uma pesquisa sobre as preferências de compra da população para o Natal, entrevistando 900 pessoas em Fortaleza. De acordo com a pesquisa, 45,8% dos entrevistados planejam comprar presentes durante a temporada festiva. Destes, 29,4% têm a intenção de adquirir cinco ou mais presentes. As categorias mais populares incluem vestuário, brinquedos e cosméticos.

A celebração do Natal é uma tradição para 75% dos entrevistados. 91,7% escolhem comemorar a data em casa ou na casa de parentes e amigos. Quando se trata de orçamento, 22,8% estão dispostos a gastar mais de 500 reais nas compras natalinas, revelam os dados da pesquisa realizada em março.

Na hora de pagar, o cartão de crédito é a opção preferida para 52,7% dos consumidores, seguido por dinheiro (31,4%) e pix (24%). Quanto ao local de compras, as lojas de shopping lideram com 39,4%, seguidas por centros comerciais (28,6%) e lojas de rua (25,4%).

No cenário online, os itens mais adquiridos são roupas, smartphones e eletrodomésticos. Já os motivadores para a escolha das lojas físicas incluem promoções, preços e qualidade dos produtos.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado