Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

“Argentina de Milei representa desafio diplomático para o governo Lula”, analisa professor da FGV

ARGENTINa milei diplomacia brasil
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Eleito em novembro, Javier Milei assumiu a presidência da Argentina neste domingo (10). Líder do partido La Libertad Avanza e autodeclarado “anarcocapitalista”, o polêmico economista estreante na política pode representar um desafio diplomático para o Brasil.

Para Matias Spektor, professor da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (RI-FGV), “a Argentina de Milei representa desafio diplomático para o governo Lula”. Spektor analisa que a política externa do novo governo argentino será focada em uma agenda pró-EUA. “Antes mesmo da posse, o novo governo anunciou que a Argentina não fará parte do grupo BRICS […]. De quebra, o governo assinou a entrada argentina à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) […].” A guinada em relação aos Estados Unidos pode vir a aumentar as tensões de Milei com o Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) e no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL)”, destacou na coluna da FGV.

Além disso, o especialista comenta que a visão do novo governo da Argentina sobre o Brasil é negativa. “O novo governo enxerga o Brasil como um país que, nos últimos anos, mais atrapalhou do que ajudou a Argentina. Em grande medida, isso é produto da leitura segundo a qual sucessivos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) teriam o kirchnerismo a consolidar-se no poder e a tentar nele se manter. […] Soma-se a isso a leitura, hoje dominante no novo governo argentino, de que Lula se presta a fazer trabalho sujo para Vladimir Putin na Ucrânia, além de estender proteção diplomática à ditadura venezuelana”.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Confira a análise completa aqui.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado