UFC Autobots: inovação em automatização de tarefas manuais recebe prêmio destaque

UFC Autobots automação tarefas manuais
Equipe do UFC Autobots, da esquerda para a direita: Márcio Correia, Esrom Bomfim, Daniele Suliano, Karine Portela, Enzo Abreu e Luiz Gustavo Costa (Foto: UFC/Divulgação)

No universo da administração universitária, onde tarefas manuais repetitivas podem se tornar obstáculos, Márcio Correia, analista de TI na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará (UFC), vislumbrou uma solução. Surgiu assim o UFC Autobots, um projeto concebido para automatizar etapas de processos que envolvem sistemas não integrados.

“Pense em um funcionário usando um sistema como se estivesse fazendo uma ‘coreografia’, um conjunto de passos que ele faz movendo o mouse, clicando em botões, copiando e colando informações de um lado para o outro. São esses passos que podemos automatizar, através do uso de robôs. Ele vai repetir de forma muito mais rápida essa ‘coreografia’ que o usuário precisaria fazer várias vezes”, diz Correia.

Em 2022, essa ideia ganhou vida durante o Hackathon Inovan’do UFC, um programa da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) que busca soluções inovadoras para desafios reais enfrentados pela universidade. Correia e sua equipe viram na competição a oportunidade ideal para transformar a visão em realidade. Após a vitória no edital (Edital nº 09/2023), o projeto desenvolveu um Produto Viável Mínimo (MVP), consistindo em um bot de automação destinado a simplificar tarefas manuais na DIFOP/PROGEP.

Ao longo de oito meses, o UFC Autobots não apenas se destacou como uma solução viável, mas também conquistou o Prêmio Destaque de Inovação 2023. A vitória foi alcançada durante a DemoDay promovida pela PROINTER, evidenciando a eficácia do projeto em aumentar a velocidade dos processos, eliminar erros manuais e reduzir o retrabalho.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado