Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grécia teve melhor economia do ano, diz The Economist

Após década de desafios, Grécia supera expectativas e se destaca como uma história de sucesso econômico na Europa.

grécia economia 2023 the economist europa crescimento
(Foto: Walter Martin/Unsplash)

A Grécia, outrora afetada por uma crise financeira, emerge como um caso de sucesso econômico na Europa, como apontou a revista The Economist. Enquanto muitos países enfrentam desafios, a Grécia lidera o crescimento na região, com uma economia que cresce duas vezes mais rápido que a média da zona do euro. O desemprego, embora ainda em 11%, atinge a menor taxa em mais de uma década. Agências de crédito melhoram avaliações e grandes investidores estrangeiros estão de olho no país.

Segundo dados da Comissão Europeia de Economia e Finanças, o país tem previsão de crescimento de 2,4% em 2023, atingindo 2,2% até 2025. A projeção da inflação é de 4,3% em 2023, com uma tendência de queda para cerca de 2,1% até 2025. “O déficit das administrações públicas deverá continuar a diminuir devido ao fraco crescimento das despesas e ao aumento das receitas”, anuncia o balanço.

Diferentemente dos países do norte da Europa, como Finlândia, Alemanha e Suécia, que enfrentam desafios econômicos, a Grécia tem se destacado. A recuperação econômica é notável, com empresas multinacionais, como Microsoft e Pfizer, investindo no país. O turismo, boom na construção e a retomada dos bancos impulsionam a economia.

Publicidade

Após décadas sob rigorosos controles fiscais e pacotes de resgate, a Grécia deixou para trás a austeridade e ganhou a confiança da União Europeia. Em 2021, Bruxelas aprovou mais de 30 bilhões de euros para investimentos climáticos no país. Agências de crédito internacionais, como a DBRS Morningstar, elevaram a classificação da dívida grega para grau de investimento, abrindo portas para investidores e reduzindo custos de empréstimos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado