Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Inteligência artificial na educação: desafios e oportunidades

inteligência artificial na educação
(Foto: Pexels/August de Richelieu.)

Uma pesquisa intitulada “Global Views On A.I. 2023” revelou que, embora 51% dos brasileiros estejam cautelosos em relação à inteligência artificial (IA), uma maioria significativa de 66% dos entrevistados se mostra entusiasmada com suas aplicações. A IA já exerce um papel marcante em várias áreas, incluindo saúde, finanças e transporte. Na educação, não é diferente. Esta tecnologia traz benefícios como a personalização do aprendizado, a detecção de padrões de comportamento dos alunos, a automação de tarefas administrativas e o aprimoramento do feedback.

No setor educacional, a IA se destaca por sua promessa de transformar o aprendizado, oferecendo amplas possibilidades para a aplicação de sistemas inteligentes. Luno Gomes, especialista em gestão educacional da Wyden, observa que a IA não só pode enriquecer os materiais didáticos, mas também liberar os professores para focarem no ensino personalizado. Ele enfatiza que o avanço contínuo da IA manterá e melhorará essas aplicações, com um potencial significativo para elevar a qualidade da educação e engajar mais os alunos.

Gomes alerta, no entanto, sobre o risco da IA induzir uma falsa sensação de aprendizado, caso as estratégias de implementação não sejam adequadas. Ele aponta que o uso consciente das tecnologias educacionais é crucial para promover o avanço do ensino. O desafio surge quando as ferramentas de IA substituem os professores ou quando os alunos dependem exclusivamente delas, sem questionar ou verificar sua precisão.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A recomendação principal é que alunos e professores empreguem a inteligência artificial na educação de maneira responsável e consciente. Eles devem vê-la como um complemento valioso, e não como um substituto no processo educativo.

IA em plataformas educacionais

Atualmente, diversas plataformas educacionais estão aproveitando as vantagens da IA. Entre elas, o Duolingo se destaca, personalizando lições de idiomas de acordo com as necessidades dos usuários. Outras plataformas também se destacam. Como o ALEKS, que fornece planos de aprendizado personalizados em matemática, e a Coursera, que utiliza IA para sugerir cursos alinhados aos interesses e histórico de aprendizado dos alunos. Além disso, ferramentas como o DALL-E 2 e o Slidesgo demonstram a versatilidade da IA na criação de conteúdo visual para o ensino.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado