Hoje, 18 de janeiro, a Gerdau, uma gigante siderúrgica, anunciou um acordo para vender a participação nas joint-ventures Diaco e Gerdau Metaldom ao Grupo Inicia. A transação está avaliada em cerca de US$ 325 milhões, conforme comunicado oficial da empresa. A operação deve ser concluída no primeiro semestre de 2024, sujeita às aprovações regulatórias necessárias, incluindo a análise pelas autoridades de defesa da concorrência na Colômbia, como destacado no comunicado.
A decisão faz parte da estratégia da Gerdau de concentrar os recursos e esforços nos principais negócios, otimizando o portfólio de ativos. Os investidores reagiram positivamente à notícia, com as ações da Gerdau sendo negociadas em alta de 0,73% na abertura da bolsa de valores, atingindo o valor de R$ 20,71 às 10h11.
A transação destaca a relevância das joint ventures nas estratégias de expansão e diversificação das empresas. Elas possibilitam a formação de parcerias estratégicas, explorando oportunidades específicas e criando vantagens competitivas.
Atualidade:
Hoje, a Gerdau lidera a produção de aço no Brasil e é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas. Além disso, destaca-se como uma das maiores empresas de reciclagem da região. Portanto, a empresa tem operações em 10 países. A companhia emprega mais de 30 mil colaboradores, e as bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madrid negociam as ações do grupo.