Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Brasil propõe Agência Global de Biocombustíveis

Brasil propõe Agência Global de Biocombustíveis
(Foto: MME/Divulgação)

Nesta quinta (18), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, o ministro de Minas e Energia (MME) do Brasil, Alexandre Silveira, apresentou uma proposta de criação de uma agência global dedicada aos biocombustíveis. Essa ideia surge num momento estratégico, com o Brasil assumindo a presidência do G20 e reafirmando sua posição como líder na produção de biocombustíveis.

A reunião, presidida pelo ministro indiano de Petróleo e Gás Natural, Hardeep Singh Puri, contou com a presença de diversas autoridades. O diretor da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, reconheceu a importância do Brasil no setor de biocombustíveis, essenciais para a descarbonização do transporte. O destaque foi para o papel do etanol e biodiesel, além das possibilidades oferecidas pelo biogás e biometano.

Participe do nosso canal no WhatsApp e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://chat.whatsapp.com/F9RHuEDvoA94uXNAZ7LDRm

Neste contexto, Silveira enfatizou as ações do Brasil, como a criação de mandatos para o diesel verde e o combustível sustentável de aviação (SAF). Ele ressaltou o aumento da mistura de etanol e biodiesel, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis, e alinhando-se às metas econômicas, sociais e de sustentabilidade.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Além disso, Silveira introduziu o Programa Combustível do Futuro, visando a descarbonização da mobilidade global. A proposta, atualmente em tramitação no Congresso, inclui a integração de políticas públicas de mobilidade e a adoção de metodologias para análise do ciclo de vida dos combustíveis. O programa também prevê o aumento da mistura do etanol na gasolina para 30% e eleva o teto do teor de biodiesel no diesel de 15% para 25%. Além disso, o ministro brasileiro anunciou o investimento de R$ 200 bilhões até 2037 no setor.

Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://t.me/economicnewsbr

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado