O óculos de realidade mista Apple Vision Pro chega às lojas em 2 de fevereiro, com a promessa de promover uma experiência de entretenimento imersiva com sua biblioteca inicial de mais de 150 filmes e séries em 3D. No entanto, a nova aposta da Apple chama atenção por não contar com aplicativos líderes em streaming como YouTube, Spotify e Netflix.
A Netflix decidiu não fazer parte do novo lançamento da Apple. Os usuários que desejam acessar a plataforma Netflix por meio do óculos, que irá custar US$ 3.499, terão que recorrer ao método tradicional: usar um navegador para assistir aos conteúdos online. Isso significa que recursos como download para visualização offline e o exclusivo “Modo Viagem” não estarão disponíveis para conteúdos da Netflix.
Em um comunicado emitido na quinta-feira (18), o YouTube informou que, assim como a Netflix, não tem planos de desenvolver um aplicativo específico para o Apple Vision Pro, nem adaptará seu aplicativo existente de iPad para o dispositivo. A plataforma aconselha seus usuários a acessar o YouTube através do navegador Safari no Vision Pro assim que for lançado. A falta do YouTube é uma grande lacuna, considerando que foi um dos aplicativos originais pré-instalados no primeiro iPad da Apple em 2010.
Similarmente, o Spotify não planeja lançar um novo aplicativo para o sistema operacional do Vision Pro, o visionOS, e também não tem intenção de fazer seu aplicativo de iPad funcionar no novo headset. No entanto, o acesso ao serviço de música via navegador web ainda será possível.
Alternativas de streaming
Apesar da falta do app da Netflix, o Vision Pro contará com outras plataformas de streaming de vídeo. No acessório haverá suporte para serviços como Disney+, ESPN, HBO Max, Discovery+, Prime Video, Red Bull TV e Crunchyroll. Esses serviços disponibilizarão conteúdo 3D, aproveitando a tecnologia do dispositivo.
Confira o vídeo de divulgação da marca: