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CEO da Latam descarta redução de tarifas empresariais

CEO da Latam descarta redução de tarifas empresariais
Jerome Cadier, presidente da Latam (Foto: Divulgação).

Em um cenário onde a redução de custos operacionais se torna crucial, Jerome Cadier, CEO da Latam, aborda a importância da gestão de despesas para a sustentabilidade das tarifas aéreas no Brasil. De acordo com Cadier, o debate entre o governo e as companhias aéreas sobre o pacote de ajuda não resolverá os desafios estruturais que elevam o preço das passagens no Brasil sem uma diminuição nos custos operacionais, como os do combustível, um impasse que necessita de solução junto à Petrobras.

Gestão de custos

O executivo destaca que, apesar das discussões com o governo sobre um pacote de socorro às aéreas, tais medidas por si só não resolverão os desafios estruturais do setor. A viabilidade de preços menores para o consumidor final está atrelada a uma gestão eficiente dos custos operacionais, incluindo o querosene de aviação (QAV).

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Em relação à judicialização, dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) evidenciam que este fator representa um peso considerável nas despesas do setor. Além disso, os impactos vão além dos custos diretos, afetando a eficiência operacional e contribuindo para o aumento dos preços das passagens.

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Expansão da oferta e estratégias de preços

A Latam, sob a gestão de Cadier, também se mostra atenta à oferta de assentos no mercado. A companhia expressa interesse em aeronaves atualmente não utilizadas por outras empresas, como é o caso dos Boeings da Gol, em processo de recuperação judicial. A intenção é ampliar a capacidade de voos, o que, por sua vez, poderia contribuir para a moderação dos preços das passagens. O CEO da Latam ressalta a importância de ter aviões disponíveis para voar como um fator chave para atender à demanda e ajustar tarifas.

Além disso, o presidente da Latam sublinha que a empresa reservará os descontos para iniciativas específicas, como o programa Voa Brasil, que oferece passagens a preços reduzidos para determinados segmentos da população. Em contrapartida, as tarifas para viajantes corporativos, que necessitam de flexibilidade para viagens de última hora, seguirão com valores mais elevados. Esta estratégia permite subsidiar parcialmente os descontos oferecidos em outras categorias de tarifas.

Cadier também aborda as expectativas em relação ao pacote de socorro do governo às aéreas, mencionando que o apoio financeiro é útil. No entanto, ele ressalta que este não resolverá as questões fundamentais que elevam os custos no setor aéreo. A discussão sobre a redução de custos com combustíveis e a minimização da judicialização são vistas como essenciais para a melhoria da saúde financeira do setor aéreo brasileiro.

Por fim, a Latam planeja aumentar sua capacidade de oferta de assentos, reforçando seu compromisso com o crescimento e a competitividade no mercado brasileiro. A busca por aeronaves adicionais faz parte dessa estratégia de expansão. Isso inclui a possibilidade de integrar aviões da Gol à sua frota, visando atender à demanda e contribuir para a estabilização das tarifas aéreas.

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