Pesquisar
Close this search box.

Morre Hirotake Yano – de vendedor de peixe a bilionário

Imagem: divulgação

Morreu o empresário Hirotake Yano, de 80 anos, fundador e ex-presidente da varejista Daiso Sangyo, popularmente conhecido como o “país das maravilhas das compras” devido aos produtos acessíveis. Ele faleceu devido a uma insuficiência cardíaca em Hiroshima, no Japão. A empresa anunciou a morte do magnata nesta segunda-feira (19).

Assim, o magnata deixou um legado no mundo dos negócios como o pioneiro do modelo “dollar-shop”, onde ele vendia todos os itens por um dólar, conhecido no Brasil como as lojas de R$ 1,99. De acordo com o índice Bloomberg Billionaires, ele acumulou uma fortuna avaliada em 1,9 bilhão de dólares com a empresa.

A jornada empreendedora de Yano teve um início não convencional. Após se formar pela Universidade Chuo, em Tóquio, ele passou por diversos empregos. Entre eles, o comando da empresa de pesca do sogro, que faliu posteriormente, conforme informações do site da Daiso.

A ideia inovadora de Yano surgiu em 1972, quando começou a vender mercadorias na traseira de um caminhão, estabelecendo o preço fixo de 100 ienes para todos os itens, visando economizar tempo com etiquetagem. Em 1977, fundou a Daiso, cujo nome traduz-se como “criar algo grande”.

A Daiso, uma empresa de capital fechado, registrou uma receita de 589,1 bilhões de ienes (US$ 3,9 bilhões) no ano encerrado em fevereiro de 2023. Assim, a empresa opera 4.360 lojas no Japão e 990 lojas no exterior até o final de dezembro, segundo informações do próprio site.

Com uma coleção diversificada de aproximadamente 70.000 itens, que incluem desde patins de dedo até roupas para animais de estimação. Atualmente, a Daiso tem 63 lojas no Brasil, distribuídas em diversas regiões, como São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiânia, Minas Gerais e Pará.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado