Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Uber lança robôs autônomos em Tóquio

Uber lança robôs autônomos em Tóquio
Imagem: divulgação/Uber

A Uber revelou, em anúncio feito na terça-feira (20), uma nova parceria entre a empresa de robótica Cartken e o titã industrial japonês Mitsubishi Electric. A aliança visa lançar robôs autônomos de calçada, destinados a realizar entregas para o serviço Uber Eats em partes de Tóquio a partir do próximo mês.

O Japão será o primeiro mercado internacional a experimentar a entrega autônoma oferecida pela plataforma Uber Eats. No entanto, isso não é novidade no país. O Japão, que já adotou robôs assistentes no setor de hospitalidade há anos. Além disso, muitos restaurantes populares usam os robôs regularmente.

Os robôs Modelo C da Cartken serão responsáveis por entregar os alimentos e navegar pelas calçadas de Tóquio, com supervisão operacional da Mitsubishi Electric como parte da parceria. Os robôs são projetados para percorrer os ambientes de forma autônoma, equipados com tecnologias de IA e visão computacional.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
Cuidados

Além disso, os robôs são projetados para atravessar as calçadas de forma segura, evitando obstáculo, cedendo passagem aos pedestres e respeitando os semáforos. Eles se movem aproximadamente à mesma velocidade de um adulto caminhando e possuem compartimentos de carga projetados para manter os alimentos em temperatura adequada durante o transporte.

A Uber Eats e a Cartken já haviam colaborado anteriormente para lançar serviços de entrega autônoma por robôs em partes de Miami em 2022. No ano passado, expandiram os serviços para Fairfax, Virgínia.

Recentemente, a Alemanha ultrapassou o Japão como a terceira maior economia do mundo. Sendo assim, o país enfrenta desafios com o envelhecimento da população e a redução da força de trabalho. Logo, coloca uma pressão sobre a infraestrutura logística.

Em comunicado, Shoji Tanaka, gerente geral sênior do Centro de Desenvolvimento de Aplicações Avançadas, Divisão de Desenvolvimento da Mitsubishi Electric, ressaltou que considera os serviços de entrega por robôs uma medida eficaz para a crise logística iminente.

Ele mencionou que a Mitsubishi tem trabalhado em parceria com a Cartken para enfrentar essas questões sociais. A empresa quer expandir os serviços de entrega por robôs no Japão. Tanaka expressou ainda a intenção de trabalhar com edifícios e infraestrutura de fábrica para permitir que os robôs autônomos realizem entregas dentro de várias instalações.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado