Pesquisar
Close this search box.

Lucro líquido do Assaí registra R$ 343 milhões no 4º trimestre

Lucro líquido do Assaí
(Foto: Assaí/Divulgação)

No contexto de um cenário econômico marcado por juros elevados e a compressão da renda dos consumidores, o Assaí Atacadista se destaca por seu desempenho financeiro e operacional no último trimestre do ano de 2023. O lucro líquido do Assaí foi de R$ 343 milhões, refletindo não apenas uma capacidade de navegação diante das adversidades do setor, mas também uma aceleração em seus resultados.

Um crescimento estratégico

O crescimento de 15,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior ressalta a estratégia eficaz da companhia. Esse aumento significativo, com uma expansão de 2,9% em vendas nas mesmas lojas e um incremento de 1,2% no volume de vendas, contribuiu para um avanço de 1,4% no market share do Assaí. Segundo Daniela Sabbag, CFO da empresa, esse sucesso decorre de uma combinação de aumento de vendas e controle rigoroso de despesas.  “Houve aumento de vendas e controle de despesas e, com isso, a companhia fechou o ano acelerando. É um resultado que nos deixa muito satisfeitos, especialmente considerando que foi um período de deflação dos alimentos“, disse a executiva.

Eficiência operacional como chave para a rentabilidade

A melhoria na margem Ebitda, que cresceu 0,8 ponto percentual para 6,1% — a maior margem do ano —, sublinha a eficiência operacional da Assaí. Apesar de um recuo de 26,8% no lucro líquido em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, a margem líquida alcançou 1,9%, representando a melhor rentabilidade do ano. Essa recuperação gradual é vista pela CFO como um indicativo de uma tendência positiva contínua.

O caminho para o futuro

Olhando para frente, a Assaí Atacadista tem motivos para ser otimista. A perspectiva de um ambiente macroeconômico mais favorável, com potencial queda nos juros e inflação controlada, pode reforçar ainda mais o poder de compra do consumidor. A quase completa conversão das lojas adquiridas da rede Extra em 2021, com 64 das 66 lojas já operando sob a bandeira Assaí, é outro fator que contribui para as expectativas positivas.

Consolidação e perspectivas financeiras

A empresa também celebra uma posição financeira fortalecida, com a dívida líquida/Ebitda recuando de 4,4 vezes para 3,8 vezes, graças a uma gestão de caixa mais eficiente. A finalização do pagamento da última parcela relativa à aquisição do Extra marca um ponto de virada, possibilitando à Assaí uma maior liberdade para focar em crescimento e expansão. Depois desses resultados no lucro líquido do Assaí, com sua estratégia focada em eficiência e expansão, a companhia continua a se posicionar com destaque no mercado varejista brasileiro.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado