As vendas no varejo sofreram uma queda de 4,1% em fevereiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela 14ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo. O índice é elaborado a partir das transações realizadas com cartões, vouchers e pix dentro do grupo StoneCo.
Embora a queda represente o segundo mês consecutivo de recuo, indo de encontro ao crescimento de 2,6% observado em dezembro de 2023 em relação a 2022, o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, ressalta que esses números ainda não são suficientes para indicar uma mudança de tendência.
Os setores mais afetados foram os de tecidos, vestuário e calçados, que apresentaram uma queda anual de 11,6% em fevereiro. Em seguida, estão os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-6,5%); móveis e eletrodomésticos (-4,3%). Além disso, houve queda em material de construção (-2,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,4%).
A única exceção positiva foi o setor de artigos farmacêuticos, que registrou um aumento de 2,3%.
No que diz respeito à distribuição regional, os Estados que mais sofreram com as quedas nas vendas do varejo foram Alagoas (-18,4%), Espírito Santo (-10,4%), Pará (-9,3%), Pernambuco (-8,6%). O Rio Grande do Sul (-7,5%) e Santa Catarina (-6,7%) também tiveram quedas. Por outro lado, apenas três Estados viram um aumento nas vendas: Acre (+2,8%), Piauí (+1,8%) e Mato Grosso do Sul (+0,3%).