Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Aumento salarial da Toyota muda política monetária do Japão

Aumento salarial da Toyota muda política monetária do Japão
(Foto: Divulgação/Toyota).

A Toyota Motor concordou em conceder o maior aumento salarial dos últimos 25 anos aos seus funcionários de fábrica nesta quarta-feira (13). Este movimento da Toyota, juntamente com outras grandes corporações japonesas como Panasonic, Nippon Steel e Nissan, atendendo às demandas sindicais por maiores salários, sinaliza uma potencial mudança na política monetária do Banco Central do Japão (BC).

Este ano, as negociações salariais ganharam atenção especial devido à expectativa de que reajustes nos salários possam facilitar a transição do BC japonês para encerrar sua longa prática de juros negativos. A expectativa é que esta mudança de política possa ser anunciada já na próxima reunião do banco, prevista para os dias 18 e 19 de março.

O acordo da Toyota inclui um aumento salarial mensal de até 28.440 ienes (193 dólares) e bônus recordes, seguindo a tradição da empresa de não especificar o aumento em termos percentuais. Yoshimasa Hayashi, principal porta-voz do governo do Japão, enfatizou a importância de tais aumentos se espalharem também para as pequenas e médias empresas, que são vitais para a economia.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O presidente do BC japonês, Kazuo Ueda, destacou a importância destas negociações para as futuras decisões de política monetária. Com a economia japonesa lutando contra a estagnação há anos, o banco manteve uma política de estímulos e juros baixíssimos, divergindo de outras economias desenvolvidas. Os resultados dessas negociações são, portanto, fundamentais para determinar o momento certo para uma mudança.

O Rengo, maior sindicato do Japão, reportou que os trabalhadores pediram um aumento de 5,85%, o que seria o maior em 31 anos se confirmado. Em uma nota positiva para a economia mais ampla, a Associação Japonesa de Trabalhadores de Metal, Máquinas e Manufatura (JAM) informou que os aumentos salariais excederam as expectativas.

Katahiro Yasukochi, presidente da JAM, e Akihiro Kaneko, presidente do Conselho Japonês de Sindicatos dos Metalúrgicos, expressaram otimismo de que estes resultados possam iniciar um ciclo positivo de salários mais altos e inflação. Este efeito cascata é vital, pois as pequenas empresas, responsáveis por empregar sete em cada dez trabalhadores no Japão, lutam para oferecer aumentos devido à dificuldade de repassar custos aos consumidores.

A Toyota, pressionada pelo governo, espera que seus aumentos salariais se estendam por toda a cadeia de suprimentos, contribuindo para reverter a tendência de queda dos salários reais, ajustados pela inflação, que já dura 22 meses. Takanori Azuma, diretor de recursos humanos da Toyota, enfatizou a importância de solicitar que fornecedores de primeiro nível repassem os aumentos adiante, embora reconheça que cada empresa tomará suas próprias decisões salariais.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado