Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Startup japonesa lança modelo de IA inspirada na evolução natural

ia inspirada na evolução
(Foto: Markus Spiske/Unsplash)

A Sakana AI, uma startup japonesa emergente no cenário tecnológico de Tóquio, traz uma nova era para a inteligência artificial. Um modelo de IA inspirada na evolução é a promessa dessa empresa fundada por ex-pesquisadores do Google. Essa abordagem pioneira simula o processo de seleção natural, criando modelos de IA que se aperfeiçoam geração após geração.

Método da IA

Esse método, denominado de “fusão de modelos”, mescla tecnologias existentes com conceitos evolutivos. Tal estratégia resultou no desenvolvimento de centenas de gerações de modelos de IA, com os mais bem-sucedidos tornando-se a base para futuras inovações. Os fundadores, David Ha e Llion Jones, compartilham seu entusiasmo ao lançar três modelos focados na língua japonesa, dos quais dois são de código aberto.

A jornada de Ha e Jones é marcada por contribuições importantes ao campo da IA, incluindo trabalhos que pavimentaram o caminho para tecnologias disruptivas como o ChatGPT. Após deixarem o Google, eles viram na Sakana AI um veículo para posicionar Tóquio no mapa global da inteligência artificial.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Além disso, o financiamento inicial de 30 milhões de dólares captado em janeiro, liderado pela Lux Capital, uma fintech de investimentos privados, é uma prova do potencial visto na IA inspirada na evolução desenvoldida pela startup japonesa. A tecnologia da Sakana AI não apenas promete avanços na eficácia dos modelos de inteligência artificial, mas também reflete um marco importante na busca por sistemas que imitam processos biológicos complexos.

Acesso aberto para desenvolvedores 

A inovação não para na fusão de modelos e na aplicação de princípios evolutivos. A empresa também coloca grande ênfase na comunidade de desenvolvedores, fornecendo acesso aberto a parte de sua tecnologia. Essa abordagem colaborativa da startup japonesa assegura um avanço contínuo na área, incentivando outros a explorarem as possibilidades ilimitadas da inteligência artificial.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado