Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Avanço do 5G transforma América Latina

Fernando Ribeiro é Coordenador de Sistemas da ODATA.

O acesso à internet de alta velocidade e o uso crescente de dispositivos móveis têm transformado as operações e competitividade das empresas na América Latina. Esta região, conhecida por sua vasta diversidade cultural e geográfica, está agora à beira de uma era digital revolucionária, graças à adoção do 5G.

O Impacto do 5G na Conectividade

Estudos da GSMA antecipam um aumento expressivo na penetração do 5G, de 2% para 57% do total de conexões móveis até 2030 na América Latina. Isso marca um salto para a economia digital da região. As projeções indicam que o 5G ultrapassará as tecnologias anteriores rapidamente, superando o 2G ainda neste ano, o 3G em 2026, e o 4G em 2029, assumindo quase 60% do total de conexões móveis até 2030.

Liderança Regional e Inovação

Para Fernando Ribeiro, coordenador de Sistemas da ODATA, adoção do 5G não beneficia apenas a conectividade; ela também é vital para a transformação digital dos países próximos ao Brasil. Segundo o especialista, na Colômbia, espera-se que 54% da população tenha acesso ao 5G até 2026. O Chile, por sua vez, projetou que 49% de suas assinaturas móveis serão 5G até o mesmo ano, a despeito de uma implementação inicial modesta de 6,9%.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Benefícios Setoriais do 5G

A economia digital, a educação, e a conectividade geral estão entre os setores mais beneficiados pelo 5G. Data Centers no Brasil, por exemplo, deverão crescer a uma taxa anual de 7,9% entre 2023 e 2030, com o mercado de 5G possibilitando a expansão em um setor avaliado em aproximadamente US$ 3,23 bilhões.

Projeções Futuras e Transformação Digital

Com a GSMA Intelligence indicando que dois terços dos consumidores latino-americanos pretendem adotar o 5G, as projeções são otimistas. Espera-se que o número de usuários do 5G no Brasil atinja 36,2 milhões em breve, e até 2030, esse número deverá saltar para 79 milhões. Esta expansão não apenas aumentará o tráfego de dados, mas também impulsionará significativamente a demanda por capacidade de processamento.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado