Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Presidente da França, Emmanuel Macron chega hoje ao Brasil

Emmanuel Macron - Presidente da França
Emmanuel Macron, presidente da França (Imagem: foto oficial/ divulgação Élysée)

Nesta terça-feira (26), Emmanuel Macron, presidente da França, inicia a primeira visita oficial ao Brasil, dirigindo-se a Belém, onde Luiz Inácio Lula da Silva o receberá. Durante a estadia, Macron e Lula têm uma agenda extensa. Os líderes irão abordar questões como meio ambiente, defesa e reforma de organismos multilaterais.

Durante o encontro na capital paraense, eles visitarão a Ilha do Combu, onde apresentarão práticas sustentáveis de produção de cacau na região amazônica. Lula espera destacar a importância econômica e populacional da Amazônia. Além disso, pretende promover um diálogo com líderes indígenas, incluindo uma homenagem ao líder Kayapó, Raoni Metuktire.

Em seguida, a visita prossegue para o Rio de Janeiro, onde ocorrerá a inauguração de um submarino construído no âmbito do Programa de Submarinos Brasil-França. O programa, que visa à construção de cinco submarinos, tem sido um dos pontos de cooperação entre os dois países, com projetos de helicópteros militares e energia nuclear civil.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Macron então parte para São Paulo, onde participa do Fórum Econômico Brasil-França, acompanhado por empresários de ambos os países. O comércio bilateral entre Brasil e França atingiu US$ 8,4 bilhões em 2023. Então, produtos como soja, petróleo e minério de ferro lideram as exportações brasileiras para a França. Entretanto, a França exporta motores, máquinas e aeronaves para o Brasil.

Além disso, a França é um dos maiores investidores no Brasil, com mais de US$ 38 bilhões investidos e cerca de 860 empresas francesas operando no país. A visita inclui um jantar com personalidades da cultura brasileira e uma série de compromissos em São Paulo, como a inauguração de uma unidade do laboratório Pasteur na USP.

Visita ao Palácio do Planalto 
Emmanuel Macron - Franca e Lula - Brasil
(Imagem: Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Na última etapa da visita, em Brasília, Lula receberá Macron com honras de chefe de Estado no Palácio do Planalto. Os líderes discutirão temas bilaterais e globais. Entre eles, os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, bem como questões como reforma das instituições multilaterais e crises internacionais.

Embora esta visita evite temas delicados, como o acordo entre Mercosul e União Europeia, espera-se a assinatura de cerca de 30 atos, abrangendo várias áreas de cooperação entre Brasil e França. O presidente francês também terá encontros com líderes do Congresso Nacional antes de encerrar sua visita ao Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado