Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Brasileiros acham injusto impostos maiores para varejistas nacionais, diz pesquisa

Brasileiros
(Foto: Ksenia Chernaya/Pexels)

Uma recente pesquisa do Instituto Locomotiva revelou uma forte demanda por justiça tributária, com 8 em cada 10 brasileiros criticando a maior carga tributária imposta a varejistas nacionais em comparação com as isenções concedidas a importadoras. Esse cenário afeta diretamente a geração de emprego e a valorização das condições de trabalho no Brasil, com o setor de vestuário sendo o mais impactado.

Jovens demandam equidade fiscal

A maioria dos brasileiros entrevistados, especialmente jovens entre 18 e 29 anos, que frequentemente compram em marketplaces internacionais, veem a necessidade de igualdade fiscal entre empresas nacionais e estrangeiras para assegurar um futuro promissor para o país. Atualmente, a política do “Remessa Conforme” isenta importações de até US$ 50 de impostos federais, uma discrepância significativa frente à alíquota estadual de ICMS de 17%.

O impacto no varejo brasileiro

Segundo Edmundo Lima, diretor-executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), a carga tributária do varejo brasileiro chega a 80%, enquanto empresas estrangeiras enfrentam apenas os 17% do ICMS. A pesquisa apontou que mais da metade dos entrevistados (55%) acham justo que o governo cobre uma taxação adicional de 20% sobre empresas asiáticas para compensar essa disparidade.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Vestuário: um setor chave

O varejo de vestuário, reconhecido por 90% dos participantes como fundamental para a economia brasileira, é símbolo do impacto negativo da atual estrutura tributária. Segundo dados da ABVTEX, o setor emprega 1,7 milhão de pessoas e gerou R$ 220 bilhões em 2022.

A resposta governamental necessária

Esta situação exige uma resposta governamental para promover emprego e renda, além de assegurar a sustentabilidade e as condições dignas de trabalho. A pesquisa indica que 77% dos brasileiros preferem apoiar o varejo nacional, valorizando iniciativas que fomentam a economia local e protegem o meio ambiente. A resolução dessa disparidade tributária é vital para a saúde da economia brasileira, a competitividade do mercado e a sustentabilidade futura.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado