O Grupo Soma (SOMA3) divulgou os resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2023. A empresa teve um lucro líquido ajustado de R$ 113,2 milhões. Então, o valor representa um aumento de 13,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme anunciado pela empresa.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado alcançou R$ 238,5 milhões no 4T23, ou seja, um crescimento de 13,2% em relação ao 4T22. A margem Ebitda ajustada atingiu 15,9% entre outubro e dezembro de 2023. Um aumento de 0,4 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A receita líquida totalizou R$ 1,498 bilhão no último trimestre de 2023. Então, foi um crescimento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2022. Já o lucro bruto ajustado atingiu R$ 861,4 milhões, ou seja, um aumento de 16,1% na comparação anual. A margem bruta ajustada foi de 57,5% no 4T23. Um aumento de 2,9 pontos percentuais em relação ao 4T22.
As vendas mesmas lojas (SSS-sigla em inglês) cresceram 8,9% no último trimestre de 2023, representando um aumento de 1,5 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano anterior.
No aspecto financeiro, o resultado líquido foi negativo em R$ 58,9 milhões no quarto trimestre de 2023, contra perdas de R$ 56,3 milhões registradas no mesmo período de 2022.
Despesas
As despesas comerciais, gerais e administrativas ajustadas totalizaram R$ 612,3 milhões, o que representa 40,9% da receita líquida do trimestre. Um aumento de 2,5 pontos percentuais.
Em relação à posição financeira, em 31 de dezembro de 2023, a dívida líquida do Grupo Soma era de R$ 816,7 milhões, enquanto no mesmo período de 2022 estava em R$ 580,3 milhões. O indicador de alavancagem financeira, medido pela relação dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,2 vez em dezembro de 2023. Um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.
SOMA
O Grupo Soma iniciou sua jornada em 2010 através da fusão de duas grandes marcas do universo fashion: ANIMALE e FARM.
A expansão do grupo começou em 2014 com a adição da FÁBULA, especializada em moda infantil. No ano seguinte, a FOXTON veio complementar o portfólio do grupo com sua linha de moda masculina. Em 2017, a sofisticação ganhou espaço com a inclusão da marca CRIS BARROS. Já em 2018, a OFF PREMIUM entrou para o grupo. O ano de 2020 marcou a chegada da MARIA FILÓ, enriquecendo ainda mais a diversidade do grupo.
O crescimento continuou em 2021, com a incorporação da NV, uma marca de forte presença digital. No mesmo ano, o Grupo Soma se fortaleceu ainda mais com a união às marcas Hering e DZARM, ampliando sua atuação e reafirmando seu compromisso com a inovação e a qualidade no cenário da moda brasileira.