A BMW, líder no segmento de carros de luxo no Brasil nos últimos cinco anos, revelou hoje os planos de produção do primeiro veículo híbrido da marca no país. O anúncio destaca uma expansão importante, adicionando o modelo híbrido ao portfólio que já conta com 15 opções eletrificadas vendidas via importação.
O modelo escolhido para essa empreitada é o utilitário X5, o terceiro mais vendido da montadora no Brasil. O preço está estimado em cerca de R$ 730 mil. A decisão marca um passo importante para a empresa alemã, que já investiu aproximadamente R$ 1,8 bilhão no Brasil desde o início das operações em Araquari, em Santa Catarina, em 2014.
Reiner Braun, presidente da BMW América Latina, enfatizou a importância do mercado brasileiro, destacando um crescimento de 10,7% nas vendas no primeiro trimestre. Ele também anunciou planos para o lançamento do modelo X2 no Brasil neste trimestre, importado da Alemanha.
Com essa produção local do X5 híbrido, a BMW expande a presença na América Latina, complementando a montagem do X3 plug-in no México. O X5 será não apenas o primeiro híbrido plug-in do segmento de luxo a ser produzido no Brasil, mas também um dos primeiros modelos eletrificados montados localmente. A iniciativa ocorre em um contexto em que o Brasil começou a produzir carros híbridos em 2019, inicialmente com o Corolla da Toyota.
Mercado brasileiro
O foco inicial da produção será o mercado brasileiro, mas não está descartada a possibilidade de exportação para outros países da região. Michael Nikolaides, diretor de produção e logística do BMW Group, revelou que a unidade de Araquari já atingiu um índice de nacionalização de componentes de 40%, produzindo mais de 94 mil carros desde a abertura.
As vendas da BMW no Brasil acompanham o crescimento do mercado de automóveis e comerciais leves. No primeiro trimestre deste ano, a montadora registrou um aumento de 10,7% nas vendas, atingindo 3.198 unidades. Em 2023, as vendas totalizaram 15.118 carros, ou seja, um crescimento de 9,5% em relação ao ano anterior.
Portanto, a empresa já havia anunciado em dezembro de 2023 um aumento de 10% na produção na fábrica de Araquari, elevando-a para 11 mil unidades por ano a partir deste ano. Além da unidade em Santa Catarina, a BMW mantém uma fábrica de motocicletas em Manaus, no Amazonas.