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Sabesp define aumento de 6,4% nas tarifas a partir de maio

Privatização da Sabesp
(Foto: Sabesp/Divulgação)

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), principal fornecedora de serviços de saneamento em São Paulo, anunciou um aumento de 6,44% em suas tarifas de água e esgoto. Esse reajuste, autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), entrará em vigor a partir de 10 de maio. Com essa alteração, os moradores de São Paulo verão a tarifa básica subir de R$ 71,7 para R$ 76,68.

Por trás do aumento

Este reajuste vem em um momento de transição para a Sabesp, pois está em processo de privatização. O projeto que propõe a venda da empresa pública foi aprovado pela Alesp em dezembro de 2023 e posteriormente sancionado pelo governador. Contudo, a privatização ainda enfrenta obstáculos, especialmente na capital, onde a Câmara dos Vereadores debate a continuidade dos contratos com a Sabesp.

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Privatização em foco

A possibilidade de privatização levantou debates entre os legisladores. A Sabesp, que atende 28 milhões de clientes em 375 municípios, apresentou um lucro de R$ 3,1 bilhões em 2022. Desse total, 25% foram distribuídos como dividendos aos acionistas, enquanto R$ 5,4 bilhões foram alocados para investimentos. Atualmente, o governo de São Paulo detém 50,3% do controle da empresa, com a proposta de privatização prevendo a venda da maior parte dessas ações.

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Impacto para os consumidores

Os consumidores deverão ajustar seus orçamentos para acomodar o aumento nas tarifas da Sabesp. A empresa justifica o reajuste como necessário para cobrir custos operacionais e investimentos futuros na infraestrutura de saneamento. Enquanto isso, a discussão sobre a privatização da companhia continua, com potenciais implicações para a qualidade e o custo dos serviços de saneamento básico em São Paulo.

Fechando o ano com lucro

A Sabesp fechou o ano de 2023 com um lucro líquido elevado de R$ 3,523 bilhões no 4T23, refletindo um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior. Este crescimento se deve, em grande parte, ao sucesso nas operações e às estratégias de investimento e reajuste tarifário implementadas pela companhia.

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