Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Portugal: 1,04 milhão de estrangeiros residentes, 35% brasileiros

(Foto: Louis Droege/Unsplash).

A Agência para a Integração de Migrantes e Asilo (Aima), revelou recentemente dados de 2023 apontando que os brasileiros formam a principal comunidade imigrante em Portugal, constituindo 35% do total de 1,04 milhão de cidadãos estrangeiros residentes. Segundo a agência portuguesa, a população do Brasil é seguida por angolanos (5,3%), cabo-verdianos (4,6%), britânicos (4,5%), indianos (4,2%), italianos (3,4%), guineenses (3,1%), nepaleses (2,8%), chineses (2,6%) e franceses (2,6%).

Mudanças em Políticas Migratórias

O novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, propõe novas políticas migratórias que contrastam com as do anterior governo de António Costa do Partido Socialista. As novas diretrizes incluem um limite quantitativo à entrada de imigrantes e incentivos para atrair imigração qualificada.

Força-Tarefa para Regularização

Está prevista para começar em dois meses uma força-tarefa para regularizar cerca de 350 mil imigrantes com processos pendentes, uma herança do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Luís Goes Pinheiro, presidente da Aima, afirmou que a situação atual é desafiadora, mas várias soluções estão sendo implementadas para enfrentar o problema.

conteúdo patrocinado

Previsões Futuras

Embora essas medidas já estejam em vigor, espera-se que seus efeitos se tornem mais visíveis no futuro próximo. O presidente da Aima reconhece o número avassalador de casos pendentes e salienta a importância de uma resposta efetiva e imediata para a comunidade imigrante em Portugal.

Contexto da Comunidade Imigrante

Além dos brasileiros, a comunidade imigrante em Portugal é diversificada, incluindo significativas populações de angolanos, cabo-verdianos, britânicos, indianos, italianos, guineenses, nepaleses, chineses e franceses, todos contribuindo para o tecido social e econômico do país.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado