Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

PMI industrial do Brasil tem o pico mais alto desde julho de 2021

Bandeira do Brasil - PIB do Brasil - PMI
(Imagem: Marcello Sokal/Pexels)

O setor industrial brasileiro registrou um avanço em abril, alcançando o índice mais elevado desde julho de 2021, de acordo com dados divulgados recentemente. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial saltou de 53,6 em março para 55,9 em abril, impulsionado pelo poder da demanda em áreas como vendas, produção, emprego e estoques de insumos.

Em abril, os novos pedidos continuaram ascendendo pelo quarto mês consecutivo. É um ritmo de crescimento que não se via há quase três anos. Embora o aumento dos novos pedidos para exportação tenha sido marginal, observou-se um aumento em comparação com os meses anteriores, sugerindo uma recuperação nas vendas para regiões como Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos.

Participe do nosso canal no WhatsApp e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://chat.whatsapp.com/F9RHuEDvoA94uXNAZ7LDRm

Entretanto, o aumento da demanda gerou pressão sobre as cadeias de suprimentos e contribuiu para o aumento da inflação. Os custos de insumos e os preços dos bens finais aumentaram para as taxas mais altas desde agosto de 2022.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
Situação

Analistas apontam que os dados mais recentes do PMI continuam transmitindo uma mensagem positiva sobre o setor industrial do Brasil. Eles destacam que a recuperação da produção foi a mais robusta desde o final de 2020 e que as exportações aumentaram após uma sequência de quedas mensais que durou mais de dois anos.

Apesar dos esforços dos fabricantes para aumentar a produção, os resultados de abril indicam um certo excedente de capacidade nas empresas. A redução dos volumes de negócios pendentes persiste há quase três anos, mas o otimismo em relação às perspectivas das carteiras de pedidos e da produção tem sustentado a criação de empregos.

Os fabricantes estão prevendo uma demanda forte nos próximos 12 meses e esperam novos cortes nas taxas de juros. A expectativa é de que o Banco Central do Brasil continue reduzindo a taxa de referência, embora a um ritmo mais moderado, em meio a uma postura monetária ainda restritiva.

Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://t.me/economicnewsbr

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado