Publicidade

Auren Energia compra AES Brasil em acordo bilionário

Negócio cria nova gigante no setor de energia

(Foto: AES Brasil/Divulgação)
(Foto: AES Brasil/Divulgação)

Em 28 de março de 2022, foi criada a Auren Energia, resultante da integração dos ativos da Votorantim Energia e CPP Investments. Desde então, a companhia se destacou desde sua listagem no Novo Mercado da B3, tornando-se uma das maiores plataformas de geração de energia renovável e comercialização de energia no Brasil. A Auren nasceu com uma matriz energética diversificada, 100% renovável, combinando fontes hídrica e solar, além de soluções híbridas.

Detalhes do Acordo

Na noite de quarta-feira (15/05), a Auren Energia anunciou a compra da AES Brasil Energia. Este acordo foi celebrado após a aprovação do conselho de administração da AES Brasil, AES Holdings Brasil, AES Holdings Brasil II, Auren Energia e ARN Holding Energia. Portanto, a operação será realizada por meio de reorganização societária que transformará a AES Brasil em subsidiária integral da Auren.

Leia Também:

AES Brasil apresenta prejuízo de R$ 102 milhões no 1º trimestre

Estrutura da Nova Companhia

A combinação resultará em uma única companhia listada no Novo Mercado da B3, com um portfólio de 39 ativos operacionais e em construção. Assim, a potência instalada será de 8,8 GW, totalmente renovável, com um Ebitda combinado de R$ 3,5 bilhões em 2023. A Auren se tornará a terceira maior geradora de energia do Brasil, com diversificação em geração hidrelétrica (54%), eólica (36%) e solar (10%).

Benefícios e Sinergias

A Auren e a AES Brasil destacaram que a operação trará sinergias corporativas, operacionais e financeiras significativas. Além disso, a nova entidade terá um papel relevante em todos os segmentos de clientes, essenciais para o crescimento e demanda de energia no Brasil. A Auren Comercializadora, por exemplo, negociará 4,1 GW médios de energia, o que equivale a mais de 5% do consumo total do país.

Conteúdo Patrocinado

Termos da Incorporação

A operação será realizada pela incorporação da totalidade das ações da AES Brasil pela ARN, uma sociedade integralmente detida pela Auren. Cada acionista da AES Brasil, por sua vez, poderá escolher entre três opções que combinam ações da Auren e valores em moeda corrente. A relação de troca será de 1 ação da AES Brasil para 0,76237623762 ações ordinárias da Auren.

A compra da AES Brasil pela Auren Energia representa um marco no setor de energia renovável no Brasil. Com uma matriz limpa e diversificada, a nova companhia está posicionada para atender a crescente demanda de energia e contribuir para um futuro mais sustentável.

Essa aquisição, além de reforçar a presença da Auren no mercado, destaca a importância de investimentos em energias renováveis no cenário energético brasileiro.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado