Publicidade

Aiatolá decide novo presidente interino do Irã

Conheça Mohammad Mokhber, presidente interino do Irã

Novo presidente interino do Irã. (Imagem: Hamed Malekpour/Wikimedia Commons)
Novo presidente interino do Irã. (Imagem: Hamed Malekpour/Wikimedia Commons)
Novo presidente interino do Irã. (Imagem: Hamed Malekpour/Wikimedia Commons)
Novo presidente interino do Irã. (Imagem: Hamed Malekpour/Wikimedia Commons)

Autoridades iranianas confirmaram nas primeiras horas desta segunda-feira (20) a morte do presidente Ebrahim Raisi e do chanceler Hossein Amirabdollhian. Ambos faleceram na queda de um helicóptero no domingo. Além deles, morreram mais sete pessoas, incluindo um governador de província, guarda-costas e tripulantes da aeronave.

Novo presidente interino do Irã

O aiatolá Ali Khamenei nomeou Mohammad Mokhber como presidente interino do Irã. Mokhber é um político conservador com histórico em grandes conglomerados empresariais ligados ao líder supremo. Ele, de 68 anos, tornou-se o primeiro vice-presidente em agosto de 2021. Além disso, o próximo ministro das Relações Exteriores será Ali Bagheri Kani.

Histórico de Mokhber

Mokhber chefiou a EIKO de 2007 a 2021, uma organização paraestatal. Sua gestão na EIKO levou à sanção dos EUA em 2021, que argumentam que a organização viola sistematicamente direitos de dissidentes políticos e minorias religiosas. Mokhber nasceu em Dezful e tem experiência em diversos cargos de gestão.

Além disso, Mokhber tem histórico de envolvimento na política internacional. Em outubro de 2022, ele e outras autoridades foram a Moscou para concluir a venda de drones e mísseis balísticos iranianos para a Rússia. Esses armamentos são usados na guerra na Ucrânia.

Leia também:

Irã x Israel: qual o impacto econômico da guerra no Brasil?

Declaração de Khamenei

Khamenei decretou cinco dias de luto oficial pela morte do presidente e de seu aliado de longa data. Nesse sentido, o aiatolá afirmou que Mokhber deve trabalhar com os chefes do legislativo e do judiciário para realizar eleições em 50 dias. Entretanto, os vice-presidentes do Irã não são candidatos à sucessão de seus chefes.

Reunião extraordinária

Nesta segunda-feira, a vice-presidência iraniana realizou uma reunião extraordinária com o Legislativo e o Executivo. Mokhber enfatizou que continuará servindo o governo popular e acompanhando os chefes das forças. Ele é membro do Conselho Supremo de Segurança Nacional e porta-voz do Irã em questões referentes ao conflito entre Israel e o Hamas.

Continuidade do governo

Mokhber ocupou cargos de alto escalão em algumas das organizações mais poderosas do Irã, como a Fundação Mostazafan, o Banco Sina e o Setad. De tal maneira, essas organizações fazem parte de uma rede opaca de entidades financeiras ligadas ao Estado iraniano.

A morte do presidente e chanceler marca, portanto, uma mudança na política iraniana. Ademais, a tragédia ocorre em um momento crítico para o país, que enfrenta desafios econômicos internos e externos.