Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

EUA facilitam abertura de contas para empresas em Cuba

Empresários cubanos poderão acessar serviços financeiros dos EUA

Cuba
Foto: Alexandre Kunze/ Unsplash

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira (28), mudanças regulatórias para proporcionar maior apoio financeiro a pequenas empresas privadas em Cuba. As mudanças visam ajudar empresários cubanos a processar pagamentos e financiamentos.

Os pequenos empresários da ilha comunista poderão abrir contas bancárias nos EUA. Além disso, o governo restabelecerá a autorização para as chamadas “transações U-turn”, permitindo transferências de fundos que se originam e terminam fora dos EUA. A medida tem como objetivo facilitar as operações financeiras das empresas cubanas.

Uma das principais mudanças é a permissão para que empresários cubanos utilizem plataformas de pagamento online sediadas nos EUA. Atualmente, esse é um grande obstáculo para as pequenas empresas na ilha, dificultando a realização de transações financeiras internacionais.

Publicidade

As novas medidas atendem a uma promessa do governo Joe Biden de flexibilizar restrições e ajudar empreendedores cubanos a enfrentarem a economia debilitada do país. O objetivo é promover a expansão da livre iniciativa e do setor empresarial em Cuba.

Declarações e impactos

Uma autoridade graduada dos EUA afirmou que as medidas representam um passo importante para apoiar a expansão da iniciativa privada em Cuba. “Hoje estamos dando um passo importante para apoiar a expansão da livre iniciativa e a expansão do setor empresarial em Cuba”, disse a autoridade a repórteres.

As autoridades norte-americanas, que falaram sob condição de anonimato, explicaram que houve um esforço para equilibrar o apoio ao setor privado de Cuba sem beneficiar as autoridades cubanas. O governo vê a implementação dessas medidas como uma forma de conter a imigração irregular, criar mais oportunidades econômicas na ilha e promover a autossuficiência dos cubanos.

As mudanças regulatórias tendem a fortalecer os serviços baseados na internet em Cuba. Além disso, de expandir o acesso dos cubanos a determinados serviços financeiros, conforme detalhou o Departamento do Tesouro dos EUA em comunicado.

Leia mais:

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado