Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Auren adquire Esfera Energia: veja o impacto no setor

Auren amplia mercado com compra da Esfera Energia

Auren compra Esfera Energia. (Foto: Reprodução/Cauê Diniz)
Auren compra Esfera Energia. (Foto: Reprodução/Cauê Diniz)

A Auren Energia (AURE3) anunciou na última terça-feira (4) a aquisição da Esfera Energia. Essa compra ocorre apenas duas semanas após a aquisição da AES Brasil. A Esfera, criada em 2015, atende 570 grupos empresariais e gerencia 1.600 contratos no mercado livre de energia.

Nesse sentido, a Esfera possui 80 colaboradores e faturou R$ 324 milhões em 2023. Com 142 unidades geradoras, a empresa oferece serviços de gestão de energia para clientes de médio e grande portes e atua na comercialização varejista de energia.

Expansão da Auren

Nos últimos anos, a Auren investiu em diversas empresas para ampliar seu portfólio. Agora, ela adquire participação na Flora Energia Renovável, um marketplace de geração distribuída; na Way2 Serviços de Tecnologia, especializada em telemedição; e na Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil, focada em inteligência artificial. Desse modo, em 2023, a Auren formou uma joint-venture com a Vivo para comercialização varejista.

Publicidade

Auren compra Esfera: impacto no mercado

Mario Bertoncini, vice-presidente financeiro da Auren, destacou o potencial do mercado livre de energia. Nesse sentido, a compra da Esfera Energia fortalece a presença da Auren no varejo e entre grandes empresas. A Esfera continuará operando de forma independente, mantendo sua equipe e liderança.

Leia também:

Detalhes da transação

Todavia, a conclusão da compra da Esfera está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A expectativa é que a operação seja finalizada no segundo semestre de 2024. A Auren Energia, a maior comercializadora do país, continua a expandir suas operações e influência no setor energético brasileiro.

Nesse sentido, em 15 de maio, a Auren comprou os ativos da AES Brasil, aumentando sua capacidade instalada para 8,8 GW. A empresa resultante dessa fusão, Auren Energia, tornou-se a terceira maior geradora de energia do Brasil. A companhia investiu, ainda, em tecnologia e algoritmos para melhorar a gestão de energia e o atendimento ao cliente.

Futuro da Esfera Energia

Braz Justi, CEO da Esfera, afirmou que a parceria com a Auren permitirá continuar investindo em tecnologia e aprimorando a interface para clientes. De tal modo, a Esfera seguirá gerindo contratos independentemente de qual comercializadora atende o cliente. A venda permite à Esfera integrar, portanto, uma plataforma maior e explorar um mercado em crescimento.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado