Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uso da Inteligência Artificial alcança 72% das empresas em 2024

Adoção global de IA cresce significativamente em um ano

Inteligência Artificial (IA)

O uso de Inteligência Artificial (IA) nas empresas tem mostrado um crescimento contínuo. Em 2024, a adoção de IA alcançou 72% das empresas ao redor do mundo, um avanço comparado aos 55% registrados no ano anterior, segundo a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey.

Entre as diversas formas de IA, a IA generativa (Gen IA) tem ganhado destaque. Em 2023, apenas 33% das empresas utilizavam essa tecnologia. Já em 2024, esse número saltou para 65%, mostrando um aumento no interesse e aplicação desta tecnologia nas operações empresariais.

Investimentos crescentes em IA

Um estudo da Randstad revelou que 65% das empresas aumentaram os orçamentos destinados à Inteligência Artificial. Gigantes da tecnologia como Microsoft e Amazon estão na vanguarda dessa inovação. A Microsoft, por exemplo, planeja investir até US$ 100 bilhões (R$ 510 bilhões) em um supercomputador de inteligência artificial em parceria com a OpenAI, refletindo a corrida pela inovação no setor.

Publicidade

Os setores que mais se beneficiam desse investimento são os de energia, materiais e tecnologia, que recebem cerca de 20% do orçamento digital das empresas. Por outro lado, indústrias avançadas e bens de consumo e varejo são as que menos recebem investimento em IA.

Os entrevistados da pesquisa indicaram que o uso de IA analítica tem reduzido os custos operacionais e aumentado as receitas, especialmente nos setores de marketing e vendas. Além disso, a tecnologia reduz gastos com recursos humanos e proporciona maior eficiência nas operações empresariais.

Desafios e riscos

Apesar dos benefícios, a McKinsey alerta para os riscos associados ao uso da Gen IA, como a imprecisão e a violação da propriedade intelectual. “Uma IA responsável precisa começar no dia um e ainda há muito trabalho a ser feito em termos de educação e ação”, afirmou Lareina Yee, sócia e presidente do Conselho de Tecnologia da McKinsey. Sendo assim, ela destacou a importância de estabelecer princípios claros e proteções para a implementação segura da Gen IA.

Veja mais:

Preocupações com o emprego

Líderes globais têm manifestado preocupação com a potencial redução do corpo humano no trabalho devido à adoção crescente da Inteligência Artificial. Junior Borneli, CEO da StartSe, observou que as demissões em massa ocorridas nos últimos anos podem estar relacionadas ao aumento do uso da IA nas empresas. Portanto, é uma tendência que levanta questões importantes sobre o futuro do trabalho.

Em 2024, a IA deixou de ser uma novidade para se tornar uma realidade consolidada nas operações empresariais. Quase dois terços dos entrevistados pela McKinsey afirmaram que as organizações utilizam regularmente IA generativa. O número é quase o dobro do registrado na pesquisa anterior realizada dez meses antes. A evolução rápida e a crescente adoção de IA sinalizam um futuro onde a tecnologia desempenhará um papel ainda mais importante nas estratégias empresariais globais.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado