Construir, desenvolver e executar uma jornada para um futuro de baixo carbono com o objetivo de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas operações ao longo de toda a cadeia de valor. Esse é o propósito do Descarbonize, Programa de Transição Climática da M. Dias Branco, que se destacou em 2023 com diversas ações em prol da sustentabilidade.
Lançamento do Programa Descarbonize
A M. Dias Branco iniciou sua jornada de descarbonização em 2021, focando na transição energética e aumentando a porcentagem de energia renovável em sua matriz elétrica. Esse avanço também incluiu a primarização dos dados de emissão para os fornecedores e o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a eficiência nos processos produtivos. Em 2023, a companhia lançou o Programa Descarbonize, um projeto abrangente composto por 10 pilares fundamentais:
- Transição para uma matriz elétrica renovável
- Redução da Intensidade de Carbono nas Unidades Industriais
- Transição para uma matriz de combustíveis renováveis
- Desenvolvimento de produtos de Baixo Carbono
- Desenvolvimento de fornecedores de ingredientes e embalagens sustentáveis
- Integração dos Processos
- Engajamento da cadeia de Valor
- Investimento Financeiro com Impacto Positivo
- Influência Positiva e com Impacto
- Desenvolvimento de operações sustentáveis na logística
Transparência e inovação
Fundamentado em compromisso e transparência, o programa avalia riscos e oportunidades e promove a inovação e o desenvolvimento de lideranças de diferentes áreas. Esse esforço visa integrar programas existentes e novos às diretrizes de um futuro de baixo carbono. Uma meta crucial do Descarbonize é reduzir em 20% as emissões absolutas de GEE do Escopo 01 e 02 (ano base 2020) até 2030.
Leia também:
Reconhecimento internacional
A abordagem sustentável da M. Dias Branco em relação às mudanças climáticas recebeu reconhecimento no ranking A List do CDP Clima (Disclosure Insight Action). Em 2023, a empresa alcançou a nota ‘A’ no questionário sobre Mudanças Climáticas do CDP, destacando-se como a única brasileira no segmento de massas e biscoitos entre mais de 21.000 empresas avaliadas. O CDP é uma organização global que avalia iniciativas para gestão estratégica de mudanças climáticas, orientando decisões de investimento e aquisição para uma economia de zero emissões de carbono.
Estratégia de sustentabilidade
“Nossas ações estão baseadas na nossa Agenda Estratégica de Sustentabilidade, relançada em 2022, com metas alinhadas aos 17 ODS da ONU”, afirmou Sidney Leite, diretor Técnico e de Operações da M. Dias Branco. A fábrica da Jasmine Alimentos, marca da M. Dias Branco, alcançou em 2022 seu compromisso de destinar 100% dos resíduos de forma sustentável, contribuindo para a economia circular e eliminando a disposição de 40 toneladas de resíduos por ano em aterros.
As metas públicas da companhia, compiladas no documento “Nossos Compromissos 2030”, baseiam-se nos pilares do ESG: Cuidar do Planeta (Ambiental), Acreditar nas Pessoas (Social) e Fortalecer Alianças (Governança). Essas metas são monitoradas pelo Comitê de Sustentabilidade, Comitê ESG e Conselho de Administração, refletindo o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
Homenagens e reconhecimentos
Em 2023, a M. Dias Branco consolidou sua posição entre as três melhores empresas do Guia Exame Melhores do ESG na categoria Agronegócio, Alimentos e Bebidas. A cerimônia de premiação ocorreu em 13 de junho, em São Paulo, reconhecendo as empresas com as práticas mais consistentes em ESG. “Ser reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil em práticas ESG é motivo de orgulho e um estímulo para continuarmos no caminho certo”, afirmou Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.
A empresa também divulgou no Relatório Anual Integrado 2022 seus compromissos ESG a serem alcançados até 2030, abordando 15 temas prioritários nos pilares Ambiental, Social e Governança.