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Grupo Madero reduz dívida em 24% e planeja expansão em 2025

Rede de restaurantes Madero foca na eficiência e quitação de dívidas

Grupo Madero reduz dívida em 24% e planeja expansão.
Grupo Madero foca na eficiência operacional e quitação de dívidas. (Foto: Divulgação)
Grupo Madero reduz dívida em 24% e planeja expansão.
Grupo Madero foca na eficiência operacional e quitação de dívidas. (Foto: Divulgação)

O Grupo Madero, reconhecido por seus hambúrgueres artesanais, terminou junho com uma dívida líquida de R$ 668,8 milhões, representando uma redução de 24% no endividamento. Essa conquista foi possível após a emissão de R$ 500 milhões em notas comerciais, adquiridas por cinco bancos: BTG Pactual, Santander, UBS BB, Bradesco e Itaú. Com esses recursos, a empresa liquidou antecipadamente sua dívida bancária de R$ 423,2 milhões, reforçando também seu caixa.

Resultados Financeiros

No primeiro trimestre de 2024, o Madero reverteu um prejuízo de R$ 28 milhões, registrando um lucro líquido de R$ 44 milhões. A receita líquida no segundo trimestre alcançou R$ 497,1 milhões, um aumento de 20,9% em comparação ao ano anterior. O Ebitda Ajustado, indicador de lucro antes de impostos, juros e amortizações, atingiu R$ 152 milhões.

As vendas nos mesmos restaurantes (same store sales – SSS) mantiveram-se positivas, atingindo 8,6% no trimestre. Nos últimos 12 meses, a receita líquida do grupo superou R$ 1.850,3 milhões, um crescimento de 15%.

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Expansão Moderada

Ariel Szwarc, diretor financeiro do Grupo Madero, afirmou que a expansão da rede será retomada entre o segundo e terceiro trimestres de 2025, de forma mais cautelosa que no passado. Antes da pandemia, a empresa abria mais de 40 lojas por ano. “Provavelmente vamos um pouco mais devagar”, disse Szwarc.

Eficiência Operacional

Junior Durski, fundador e CEO do Grupo Madero, enfatizou a importância de redirecionar o foco da expansão para a eficiência operacional. No início do ano passado, 21 lojas apresentavam margens insatisfatórias. “Trabalhamos muito na solução disso e hoje todas as 275 lojas têm margens satisfatórias”, destacou Durski.

A rede encerrou junho com 275 lojas, incluindo 96 da marca Madero, 88 no modelo contêiner e 81 da marca Jeronimo, focada em refeições rápidas e acessíveis.

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Origem e História

Junior Durski, nascido em Prudentópolis, Paraná, passou grande parte de sua infância em Ponta Grossa, onde adquiriu experiência com carnes no açougue do avô. Essa vivência foi crucial para o desenvolvimento dos hambúrgueres artesanais que destacaram o Madero no mercado.

Além do Madero, o grupo inclui a marca Jeronimo, uma hamburgueria com tíquete médio 40% menor que o Madero, voltada para competir com redes de fast food como McDonald’s.

Projeção Futura

A alavancagem do grupo, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, que superava 15 vezes em 2020, caiu para 1,31 vez em junho de 2024. “O índice de endividamento está nitidamente despencando”, afirmou Szwarc.

Com a dívida controlada e operações financeiras equilibradas, o Grupo Madero se prepara para uma nova fase de crescimento, focando na eficiência operacional e assegurando que a expansão futura seja financeiramente sustentável.

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A empresa conseguiu reduzir seu endividamento e planeja retomar a expansão. Com a saúde financeira restabelecida, segundo os gestores, a empresa está pronta para continuar oferecendo produtos de alta qualidade.