Morreu neste sábado (17), em São Paulo, o apresentador e empresário Silvio Santos. Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, Silvio Santos, o lendário apresentador de televisão e empresário brasileiro, decidiu antecipar a distribuição da fortuna e fez o testamento. Aos 93 anos, ele pensou no futuro e elaborou um testamento para evitar conflitos entre os herdeiros. Saiba os detalhes do testamento de Silvio Santos.
De acordo com a Forbes, a fortuna de Silvio Santos é de R$ 1,6 bilhão. Silvio Santos definiu que as seis filhas receberão, cada uma, R$ 100 milhões em dinheiro, além de imóveis, empresas e aplicações de capital.
Testamento de Silvio Santos
Iris Abravanel, esposa de Silvio Santos, terá direito a 50% de tudo o que for distribuído. A distribuição da fortuna às filhas ocorrerá somente após a morte do empresário, garantindo a tranquilidade da família durante o tempo de vida.
Silvio Santos é amplamente conhecido por distribuir prêmios nos programas de televisão, prática que iniciou ainda no final da década de 1950. Ele comandou programas como o “Show do Milhão”, “Um Milhão na Mesa” e “Topa ou Não Topa”, que premiavam os vencedores com dinheiro.
Ao adotar uma abordagem semelhante para a própria família, Silvio Santos demonstrou preocupação com a estabilidade e o bem-estar dos entes queridos. Com o gesto, ele reforça a fama como um dos empresários mais generosos do Brasil, sempre buscando garantir a harmonia familiar.
Grupo Silvio Santos
Recentemente, o Grupo Silvio Santos completou 65 anos de trajetória. Fundado em 16 de fevereiro de 1959, o grupo teve origem com o icônico “Baú da Felicidade”, idealizado pelo radialista Manoel de Nóbrega, que convidou Silvio Santos para se tornar sócio, levando o empreendimento para a televisão. Desde então, o grupo agregou novas empresas de diferentes segmentos, consolidando-se como um conglomerado.
Gilberto Lupo, diretor jurídico da Holding Grupo Silvio Santos e um dos primeiros funcionários, relembra com orgulho e gratidão o início dessa jornada. “O grupo começou a se tornar um conglomerado a partir da década de 70, e é emocionante fazer parte dessa história ao longo de todos esses anos“, disse em reportagem para o SBT Brasil.
Sistema Brasileiro de Televisão – SBT
Uma das grandes conquistas que solidificou o Grupo Silvio Santos foi a fundação do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em 1981. Então, a emissora rapidamente ganhou popularidade com a programação diversificada, marcada por alegria, entretenimento e informação. Atualmente, o SBT é um dos principais veículos de comunicação do Brasil, com uma audiência diária de aproximadamente 40 milhões de telespectadores e uma rede composta por 114 emissoras, sendo 106 afiliadas e oito regionais.
No entanto, o Grupo Silvio Santos vai além da televisão. Com empresas como Jequiti Cosméticos, que oferece uma linha de mais de 500 produtos comercializados por 200 mil consultoras, e a Liderança Capitalização, responsável pela Tele Sena. Além disso, tem o luxuoso resort Jequitimar, localizado em Guarujá, no litoral sul de São Paulo. Portanto, o grupo expandiu a atuação para diversos setores.
Leia também:
Ratinho, de apresentador do SBT a um imperador rural
Ainda, o Grupo Silvio Santos é composto pela SS Participações e pela SISAN Empreendimentos Imobiliários, companhias que contribuem para o desenvolvimento econômico do país. O grupo, com mais de quatro mil funcionários, reafirma o compromisso em continuar escrevendo história ao lado dos brasileiros.
No final do ano passado, Silvio Santos completou 93 anos, tornando-se o terceiro brasileiro mais velho em atividade.
História de Silvio Santos
Silvio Santos, cujo nome de registro é Senor Abravanel, nasceu em 12 de dezembro de 1930. Filho de pai grego e mãe turca, começou a vida profissional como camelô, vendendo capas de plástico para documentos nas eleições de 1946. Aos 16 anos, teve a ideia de vender capas de plástico para títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro, dando início à jornada empreendedora. Ao observar um vendedor, ele descobriu o local onde se comprava o material para poder trabalhar com as vendas. A estratégia adotada foi dizer às pessoas que era a última capa. A tática deu certo e, com isso, Silvio teve a primeira experiência como camelô.
Ao longo dos anos, trabalhou com determinação e, paralelamente, prosseguiu os estudos, formando-se em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti. Aos 23 anos, a carreira enquanto comunicador começou na locução em rádio, onde mostrou o talento e capacidade de comunicação. Portanto, a habilidade comunicativa o levou a ingressar no mundo da locução, e em 1959 fundou o Baú da Felicidade, sendo assim, a primeira empresa registrada.
Em 1981, aos 51 anos, o SBT, emissora de televisão de Silvio, foi inaugurada, assim, tornou-se um marco na história da televisão brasileira. E, finalmente, em 1993, aos 63 anos, o Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book como a atração de televisão mais duradoura do mundo.
*Matéria atualizada em 17/08, às 11h37.