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Futebol feminino: premiação equivale a 3% da receita do masculino; entenda

Futebol feminino paga premiação recorde, mas valor representa apenas 3% da quantia paga ao futebol masculino
Futebol feminino paga premiação recorde, mas valor representa apenas 3% da quantia paga ao futebol masculino
Staff Images/CBF

Na manhã deste domingo (22/9), o país conheceu o campeão do Campeonato Brasileiro de futebol Feminino. Depois de vencer de virada e fora de casa o duelo de ida da final por 3 a 1, o Corinthians voltou a vencer o São Paulo. Dessa vez, o placar foi mais magro, apenas 2 a 0. No entanto, a vitória sem levar gols foi o suficiente para conquistar mais um título e fazer a alegrar da torcida corintiana que compareceu à Neo Química Arena. O time paulista conquistou o troféu pela quinta vez seguida, reforçando a hegemonia no país.

Quanto ganha o campeão brasileiro do futebol feminino?

Sempre que se tem um jogo de maior visibilidade no futebol feminino, surge o debate sobre a diferença entre os valores pagos entre as modalidades feminina e masculina. Embora a versão feminina do Campeonato Brasileiro tenha alcançado uma premiação recorde, os valores ainda ficam muito atrás das cifras que se pagam no Brasileirão disputado pelos homens. Nesta domingo (22), o Corinthians Feminino arrematou um total de R$ 1,5 milhão.

Apesar de o valor ser motivo de celebração para quem acompanhou a época de vacas magras do futebol feminino, quando muitas equipes tinham estruturas amadoras, a premiação ainda assim parece pouca se comparado à do masculino. Para efeito de contraste, o Palmeiras foi campeão brasileiro do futebol masculino em 2023. À época, o clube arrecadou cerca de 47,5 milhões de reais ao final da competição.

Logo, a premiação do futebol feminino de 2024 equivale a aproximadamente 3,2% do valor que o futebol masculino pagou para o seu vencedor. O prêmio do masculino é quase 32 vezes maior. Na verdade, cerca de 31,6 para ser mais preciso.

Por que existe diferença?

Existe consciência por parte da CBF da necessidade de valorizar o futebol feminino, inclusive em premiações. Entretanto, o futebol masculino mobiliza uma massa muito maior de torcedores. Seja nos estádios, seja em termos de audiência nas diversas mídias, a modalidade masculina movimenta milhões de pessoas. Assim, a receita publicitária acaba pagando mais, uma vez que há mais interessados no produto. Os patrocínios também oferecem quantias mais vultosas para estampar suas marcas no futebol masculino.

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