No terceiro trimestre de 2023 (3T24), o volume de vendas de resinas da Braskem (BRKM5) no Brasil apresentou uma queda de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa explicou que esse resultado deve, em grande parte, ao aumento nos níveis de estoques de polietileno (PE) e PVC na cadeia de transformação.
Aumento na utilização das plantas e expansão das exportações
Embora as vendas no mercado interno tenham recuado, a Braskem conseguiu aumentar a taxa de utilização anual de suas plantas em 5 pontos percentuais (pp). O crescimento foi graças à adequação da produção às demandas globais e à normalização das operações após as interrupções programadas e imprevistas no semestre. A petroquímica ajustou suas operações de maneira eficiente, refletindo a sua capacidade de responder às condições de mercado.
Além disso, as exportações da Braskem cresceram 2% no trimestre, impulsionadas pelo aumento nas vendas de polietileno (PE) na América do Sul. Esse cenário proporcionou um rompimento para a empresa, que conseguiu expandir sua presença internacional.
Braskem: esforços comerciais impulsionam vendas de PE Verde
Outro ponto positivo para a Braskem foi o crescimento de 4% nas vendas de PE Verde, em comparação ao ano anterior. O aumento reflete os esforços comerciais da companhia para desenvolver o mercado, especialmente após a conclusão do projeto de ampliação da capacidade de produção de Eteno Verde em 2023.