Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Conheça as principais propostas econômicas de Donald Trump para os EUA

Saiba como as novas propostas econômicas de Donald Trump podem transformar a economia dos EUA, com tarifas de importação e cortes de impostos.
Imagem da Casa Branca, residência oficial dos Estados Unidos para ilustrar a matéria jornalística sobre as propostas econômicas de Donald Trump.
(Imagem: Pixabay)

A volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos resgata debates intensos sobre as propostas econômicas e seus impactos diretos para os contribuintes americanos. Embora ele prometa fortalecer a economia, surgem preocupações sobre uma possível retomada das disputas comerciais, especialmente com a China e a União Europeia.

As propostas econômicas dos Estados Unidos: retomar as guerras comerciais?

Uma das propostas econômicas de Donald Trump é aumentar as taxas de importação, que podem variar de 10% a 20% para produtos comuns e até 60% para itens chineses. Em alguns casos, a taxa pode alcançar 200%. Segundo ele, essas tarifas não apenas ampliariam a arrecadação, mas também serviriam como defesa contra países que “prejudicam” a economia americana.

Entretanto, especialistas alertam sobre potenciais efeitos adversos. Estudos da Tax Foundation estimam que um aumento tarifário pode acrescentar até 525 bilhões de dólares em impostos anuais aos americanos, reduzindo o PIB em até 0,8% e levando à perda de cerca de 684.000 empregos – um impacto para o mercado de trabalho.

Cortes de impostos é uma das principais propostas econômicas de Donald Trump

Para compensar o efeito das tarifas, Donald Trump planeja expandir as reduções de impostos, incluindo a classe média, para acabar possíveis impactos para os contribuintes. As isenções fiscais, introduzidas no governo dele em 2017, receberiam um novo impulso na nova gestão.

Contudo, analistas do Comitê para um Orçamento Federal Responsável (CRFB) alertam que essas reduções poderiam elevar a dívida pública em aproximadamente 15 bilhões de dólares. Para lidar com esse déficit, Donald Trump sugere cortes nas despesas governamentais, tarefa que, ele afirma, poderia contar com a ajuda de empresários como o bilionário Elon Musk. O homem mais rico do mundo se mostrou disposto a cortar custos governamentais.

Energia e meio ambiente: prioridade no petróleo e gás

No setor energético, a proposta econômica de Donald Trump é incentivar a indústria de combustíveis fósseis nos Estados Unidos. Ele quer ampliar a exploração de petróleo e gás e reduzir incentivos às energias renováveis. Especialistas ponderam que, embora menos restrições ao setor possam estimular o crescimento, o impacto geral pode ser limitado. Estados republicanos, como o Texas, já investem fortemente em combustíveis fósseis, questionando a extensão dessa expansão.

A relação entre Donald Trump e o Federal Reserve é um ponto delicado entre as propostas econômicas

Outro ponto controverso da proposta econômicas é a pretensão de Donald Trump influenciar em decisões no Federal Reserve. Ele já fez críticas ao atual presidente da instituição, Jerome Powell, questionando sua condução nas políticas monetárias. De acordo com o presidente eleito, ele teria um “instinto econômico superior”, justificando uma interferência direta na política monetária.

Imigração nos Estados Unidos

Por fim, Donald Trump promete endurecer as políticas de imigração no próximo mandato, com foco em aumentar a segurança nacional e controlar rigorosamente as fronteiras. Ele defende que a entrada no país deve ocorrer apenas de forma legal, associando a imigração ilegal a desafios na segurança e ao aumento da criminalidade. Em seus discursos, o presidente eleito enfatiza seu compromisso em transformar os Estados Unidos em um território “seguro e próspero, sem abrir mão da proteção das fronteiras.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas