Os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa nesta quarta-feira (08/11), com os investidores aguardando dois dias de comentários do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. As expectativas foram elevadas após dados surpreendentemente fracos de emprego na semana passada, levando à especulação de que as taxas de juros tinham atingido seu pico. No entanto, o Fed alertou contra a complacência na luta contra a inflação, mantendo os mercados em suspense.
Enquanto isso, no Brasil, o Senado aprovou um requerimento que confere um “calendário especial” à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. Isso dá condições para que a matéria seja analisada ainda nesta quarta-feira, impactando o cenário econômico do país.
Nesta quarta-feira, os investidores estarão atentos aos dados de vendas no varejo de setembro, com consenso LSEG prevendo estabilidade na comparação com agosto e alta anual de 2,5%. Além disso, serão divulgados os índices IGP-DI e IPC-S pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Brasil. O Banco Central apresentará números de política fiscal e o fluxo cambial (dados semanais), enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará a Pesquisa Mensal de Comércio e a Pesquisa Industrial Mensal, ambos de setembro.
No cenário político brasileiro, destaca-se a aprovação do calendário especial para a reforma tributária pelo Senado, sinalizando mudanças importantes no sistema fiscal do país.
A temporada de balanços continua, com várias empresas divulgando seus resultados. A Iguatemi (IGTI11) registrou lucro líquido ajustado de R$ 101,9 milhões no terceiro trimestre deste ano, um aumento de 80,1% em relação ao ano anterior. Já a Arezzo (ARZZ3) reportou um lucro líquido recorrente de R$ 107,1 milhões no mesmo período, representando uma alta de 4,2% em comparação com o ano passado.