Nesta quarta-feira (13/11), as empresas Beatriz Têxtil, 3 Corações, Aaron Rótulos & Etiquetas Adesivas e Emape Alimentos receberam o Selo ESG-FIEC, uma certificação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) com reconhecimento internacional do Bureau Veritas.
Essa premiação valoriza indústrias que adotam práticas sustentáveis nas áreas social, ambiental e de governança corporativa. A cerimônia, realizada na Casa da Indústria, foi conduzida pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e contou com a presença de executivos e representantes do setor.
Selo ESG e a chancela internacional
Na abertura do evento, Ricardo Cavalcante, ressaltou o impacto do Selo ESG-FIEC, certificado pelo Bureau Veritas, uma entidade global de certificação presente em mais de 140 países. O industrial afirmou que o selo reforça o compromisso das indústrias cearenses com responsabilidade social e governança, preparando-as para mercados internacionais exigentes, como os da Europa e dos Estados Unidos.
“Hoje certificamos quatro indústrias, de diferentes segmentos, que são líderes em seus setores. Em menos de dois anos, o Núcleo ESG já certificou 23 empresas, mostrando que a indústria cearense está comprometida com o social, a governança e, principalmente, o meio ambiente”, afirmou Ricardo Cavalcante.

“A indústria certificada aqui pode estampar o Selo ESG-FIEC em produtos que vão ser comercializados em qualquer país da Europa, das Américas, da África, da Ásia ou da Oceania, pois eles ganharão o mesmo reconhecimento de selos similares entregues nesses países”, acrescentou Cavalcante.
Selo ESG-FIEC para indústrias destaca práticas sustentáveis
- Beatriz Têxtil – Fundada em 1988, em Maracanaú é reconhecida por suas práticas sustentáveis e pelo compromisso com a sustentabilidade. O sócio-diretor, Leandro Pereira, afirma que a obtenção do selo ESG representa uma nova etapa para a empresa, que agora transforma aparas em fibras reutilizáveis através de reciclagem. Esse certificado posiciona a Beatriz Têxtil entre as indústrias que seguem tendências globais de sustentabilidade.
- Emape Alimentos – Fundada em 1963, é uma das maiores produtoras de aves e ovos do Nordeste, conhecida por seu compromisso com a qualidade e a responsabilidade socioambiental. A empresa, sob a liderança de Roberto Pessoa, que também é prefeito de Maracanaú, destaca-se pelo respeito aos consumidores e pela confiança que traz à mesa dos nordestinos. Para Pessoa, o selo ESG reflete o compromisso da Emape não só com práticas ambientais, mas também com a qualidade de vida dos colaboradores, além de ações que fortalecem a sustentabilidade e a responsabilidade social.
- 3 Corações – Tem reforçado seu compromisso ambiental com projetos como Tribos e Florada, apoiando cafeicultores indígenas e mulheres da Amazônia. Recebendo o selo ESG com excelência triplo A, a Diretora de Gente, Sueli Alves, ressaltou que a certificação amplia o alcance da empresa para consumidores que valorizam a sustentabilidade.
- Aaron Rótulos & Etiquetas Adesivas – É a primeira gráfica do setor a conquistar o selo ESG, vê a certificação como um marco em sua trajetória sustentável. Luciano Bezerra, Diretor Comercial, afirma que este é o início de uma jornada contínua de compromisso com o futuro.

Comprometimento da FIEC com o Selo ESG-FIEC para indústrias
Além das empresas que já receberam o Selo ESG-FIEC, outras estão em processo de certificação. Segundo a Coordenadora do Núcleo ESG, Alcileia Farias, o papel da Federação é guiar as indústrias que participam do programa.

“É um processo bastante árduo, que dura até 12 meses. Nesse caminho, as empresas buscam se adaptar, estruturar algumas políticas, mas, muitas vezes, é só uma questão de ajustar o que já se tem. Todo mundo tem alguma coisa de ESG e nem sabe que se chama assim. Então, a gente está ali para prestar essa consultoria e organizar as ações”, explica Alcileia.
Joaquim Rolim, novo gerente de desenvolvimento econômico da FIEC
Durante a cerimônia, Ricardo Cavalcante anunciou Joaquim Rolim à frente da Gerência de Desenvolvimento Econômico da FIEC. Rolim, que já atuou como Coordenador do Núcleo de Energia da Federação, foi Secretário Executivo da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Presidente da Câmara Setorial de Energia da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

Marcaram presença no evento Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC; André Montenegro, Vice-Presidente da FIEC; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; a Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota; o Reitor Substituto do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Ivam Holanda; a Presidente do Sindcafé, Milene Pereira; o Presidente do Sindsorvetes, Edgard Júnior; o Presidente do Sindialimentos, Isaac Bley; e o Diretor do Simec, Pedro Mendonça. Representantes da FIEC, autoridades locais e presidentes de sindicatos também estiveram presentes, reforçando a importância do compromisso com a sustentabilidade.