A EcoRodovias venceu o leilão da Nova Raposo nesta quinta-feira (28/11), com uma proposta de R$ 2,1 bilhões, superando três concorrentes. A concessão inclui os trechos urbanos das rodovias Castello Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270), reforçando o papel estratégico da operadora no setor rodoviário brasileiro.
Detalhes do leilão da Nova Raposo e impacto econômico
O leilão da Nova Raposo, realizado na sede da B3 em São Paulo, encerrou o ciclo de concessões e parcerias público-privadas (PPP) de 2024 do Governo de São Paulo. O resultado impressionou com um ágio de 47.117,67% sobre o lance inicial de R$ 4,6 milhões. O projeto contempla diversas melhorias no sistema rodoviário, como:
- 78 km de faixas adicionais.
- 22 km de duplicações, incluindo uma ligação entre Cotia e Embu das Artes.
- 43 km de vias marginais e ciclovias.
- Implantação de 32 passarelas e 20 dispositivos de acesso.
- Duas áreas de descanso para caminhoneiros.
Esses investimentos visam atender à crescente demanda logística da região metropolitana, ligando o Rodoanel à Marginal Pinheiros e facilitando o acesso ao Sistema Anchieta-Imigrantes e ao Porto de Santos.
Estratégia de expansão da EcoRodovias após o leilão da Nova Raposo
A conquista do leilão da Nova Raposo reforça a posição da EcoRodovias como líder na gestão de ativos rodoviários no Brasil, com 12 concessões que totalizam mais de 4,8 mil km.
“Lote Nova Raposo gera Ebitda desde o início da concessão e alonga o prazo de duração do portfólio”, destacou a empresa em nota.
Controlada pelo Grupo ASTM, a EcoRodovias atua em oito estados brasileiros, integrando importantes corredores de escoamento agrícola e industrial, além de eixos turísticos relevantes.
Compromisso com sustentabilidade
A EcoRodovias mantém um forte compromisso com práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), integrando índices de Sustentabilidade, Diversidade e Governança da B3. A empresa foca na redução de emissões de CO2, segurança e inclusão, consolidando seu papel no desenvolvimento sustentável do setor rodoviário.