Um dos maiores atores do Brasil, Ney Latorraca, faleceu nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro, aos 80 anos, em decorrência de um câncer de próstata. Sua trajetória vai muito além de suas atuações marcantes; ator fez questão de garantir que seu legado fosse também de generosidade. O Ney Latorraca destinou sua herança a instituições de caridade, como o Retiro dos Artistas e a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).
A herança de Ney Latorraca: um legado de generosidade
Nascido em Santos, Ney cresceu entre artistas, filho de um cantor e uma corista. Sua paixão pelas artes começou cedo e o levou ao teatro e à televisão, onde construiu uma carreira memorável. Ele protagonizou personagens icônicos, como Vlad, em Vamp, e Ravengar, em Que Rei Sou Eu?, que conquistaram o público e marcaram a dramaturgia brasileira.
Em entrevista, Ney Latorraca falou sobre o testamento e revelou que a herança era para beneficiar instituições que apoiam artistas e pessoas em vulnerabilidade. “O que eu ganhei com o teatro tem que voltar para essas causas. Essa é a missão do artista, pelo menos para mim”, declarou.
- A herança de Ney Latorraca é formada de obras de arte, direitos autorais, imóveis e outros ativos .
Citações que exaltam sua genialidade e amizade
A notícia de sua morte abalou colegas de profissão. Tony Ramos, visivelmente emocionado, declarou: “Ator de muitos recursos. Um talento que, nós atores, sempre conhecemos, sempre soubemos. Essa notícia dá uma sacudida em toda nossa turma, porque é muito duro, muito triste.” Tony também relembrou momentos pessoais: “Quero ficar na lembrança com os jantares em nossa casa, aniversários, reunião da sala da dona Guta, nossa diretora de elenco.”
Miguel Falabella, parceiro de trabalho e amigo próximo, escreveu nas redes sociais:
“Uma vida gargalhando a seu lado passa diante de meus olhos e impede as lágrimas de correrem livremente. Você foi uma luz, um amigo querido, um ator extraordinário, um homem do teatro e um observador da vida com um olhar único e certeiro.”