Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, voltou a atacar os países do Brics nesta quinta-feira (30). Em publicação na rede Truth Social, o republicano afirmou que pode impor tarifas de 100% sobre as exportações do bloco caso continuem buscando alternativas ao dólar.
“Esses países não devem criar uma nova moeda ou apoiar qualquer outra que tente substituir o poderoso dólar americano. Se insistirem nisso, enfrentarão tarifas de 100% e perderão o acesso ao mercado dos EUA”, declarou.
Vídeo do canal Band Jornalismo no YouTube.
Donald Trump reforça estratégia comercial contra o Brics
A declaração sinaliza um endurecimento da postura protecionista do republicano, que já havia feito ameaças semelhantes em dezembro. O presidente dos Estados Unidos defende medidas comerciais rígidas contra países que tentam reduzir a dependência do dólar no comércio global.
Além das críticas ao Brics, Donald Trump ironizou a iniciativa de buscar alternativas à moeda americana e afirmou que qualquer país que tentar substituir o dólar enfrentará barreiras para vender produtos nos EUA.
Novas tarifas sobre importações
O Donald Trump também pretende ampliar as tarifas de importação para além do Brics. Ele pretende implementar medidas já no início de fevereiro, atingindo produtos importados do México, Canadá e China.
O presidente dos EUA já utilizou tarifas como ferramenta política em seu governo anterior. Agora, promete reforçar essa estratégia para fortalecer a economia dos Estados Unidos e preservar a posição do dólar como referência no comércio internacional.