Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Confiança da indústria segue baixa pelo 3º mês consecutivo

Confiança da indústria segue pessimista.
Imagem: Reprodução/CNI.

O índice de confiança da indústria registrou uma leve alta em março, mas permanece abaixo do nível que indica otimismo. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu de 49,1 pontos em fevereiro para 49,2 pontos neste mês. No entanto, o indicador ainda está abaixo da linha de 50 pontos, o que sinaliza pessimismo no setor pelo terceiro mês consecutivo.

Queda na confiança da indústria reflete cenário econômico instável

Segundo Claudia Perdigão, especialista em Políticas e Indústria da CNI, a confiança da indústria foi impactada pela desaceleração econômica observada desde o fim de 2024. “O resultado do PIB do quarto trimestre indicou uma perda de ritmo mais intensa do que o esperado. Esse cenário gera insegurança entre os empresários, principalmente diante da redução do consumo das famílias, algo que não víamos há algum tempo”, afirmou Perdigão.

O Produto Interno Bruto (PIB) avançou apenas 0,2% no último trimestre de 2024. No entanto, esse crescimento ficou bem abaixo do aumento de 0,7% registrado no trimestre anterior. Como consequência, esse resultado reforça a percepção de que a economia está em um ritmo mais lento, o que, por sua vez, contribui diretamente para a queda da confiança da indústria.

O setor, portanto, apresentava otimismo em 2024, como você pode conferir na reportagem abaixo, mas os novos dados demonstram um cenário pouco diferente cinco meses depois, consequentemente, impactando as novas expectativas:

Empresários seguem cautelosos sobre o futuro

A falta de otimismo se refletiu no Índice de Condições Atuais do Icei, que caiu 0,4 ponto percentual, atingindo 44 pontos em março. Esse nível indica que os empresários percebem uma piora na situação econômica e nas condições de suas empresas nos últimos seis meses.

Apesar disso, o Índice de Expectativas apresentou uma leve alta de 0,3 ponto percentual, chegando a 51,8 pontos. A CNI explica que essa melhora está relacionada apenas ao otimismo dos industriais em relação às próprias empresas, já que a visão sobre a economia brasileira como um todo continua negativa.

Perspectivas para a confiança da indústria nos próximos meses

A especialista Claudia Perdigão acredita que a confiança da indústria deve permanecer abaixo dos 50 pontos nos próximos meses. “A expectativa é de que 2025 tenha um desempenho econômico mais fraco do que 2024. O impacto de uma política monetária restritiva ainda é sentido, o que pode continuar afetando a confiança do setor industrial”, explicou.

No entanto, caso os desafios econômicos diminuam, a confiança da indústria pode voltar a crescer. Por enquanto, as projeções seguem moderadas, especialmente em relação às perspectivas para a economia do país.

A CNI realizou a pesquisa do Icei entre os dias 6 e 12 de março de 2025, consultando 1.189 empresas, incluindo 455 de pequeno porte, 450 de médio porte e 284 de grande porte.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas