Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Cresce otimismo dos consumidores em Fortaleza e RJ

Um olhar mais atento à pesquisa revela que uma grande maioria dos consumidores em Fortaleza percebe uma melhoria em sua situação financeira
(Foto Andreas Lischka/Pixabay)

Abril de 2024 marca um momento importante para os consumidores de Fortaleza, com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingindo 118,7 pontos. Esse resultado é o retrato de um estudo realizado pela Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), indicando um aumento de 3,5% em relação a março e uma superação dos números do ano anterior.

Evolução Positiva no RJ

Da mesma forma, o estado do Rio de Janeiro presenciou uma alta pelos consumidores, conforme revelado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (I-Fec). Em março, o índice geral subiu para 133 pontos, refletindo um crescimento na confiança do consumidor tanto com as condições atuais quanto com as expectativas futuras, especialmente em relação aos gastos com bens duráveis.

Detalhes sobre a Intenção de Compra

O estudo sobre Fortaleza mostra que 35,8% dos consumidores manifestaram interesse em realizar compras, com destaque para os jovens entre 18 e 24 anos e aqueles com rendas mais elevadas. Os produtos mais desejados incluem eletrodomésticos, móveis, vestuário e tecnologia, com um gasto médio previsto de R$ 620,58.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Percepções Financeiras Atuais e Expectativas

Um olhar mais atento à pesquisa revela que uma grande maioria dos consumidores em Fortaleza percebe uma melhoria em sua situação financeira atual em comparação com o ano anterior. Além disso, há um otimismo predominante quanto à economia nacional, com expectativas positivas para o futuro.

Implicações para o Comércio

A atual tendência de otimismo e cautela na compra sugere um caminho para as empresas buscarem engajar os consumidores. Ofertas promocionais e facilidades de pagamento são apontadas como estratégias eficazes para incentivar o consumo, exigindo das empresas uma comunicação mais assertiva e atrativa de seus produtos.

Este conjunto de dados evidencia uma tendência no crescimento na confiança do consumidor tanto em Fortaleza quanto no Rio de Janeiro, indicando um momento propício para estratégias de mercado alinhadas com o crescente otimismo econômico. Com a intenção de compra em alta e uma confiança renovada no cenário econômico, o momento atual representa uma oportunidade para as empresas capitalizarem sobre o clima de otimismo entre os consumidores.

Confira na integra os dados da pesquisa realizada pelo IPDC AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado