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Preço da cesta de Páscoa diminui, mas alta dos chocolates preocupa

Batata-inglesa e cebola apresentam as quedas mais expressivas; supermercados podem faturar 5% a mais no período
FecomercioSP e IBGE apontam uma queda no preço da cesta de produtos de Páscoa
Produtos da cesta de Páscoa podem ficar mais baratos, apesar da alta no preço dos chocolates. FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O preço da cesta de Páscoa no Brasil registrou uma tímida queda de 0,43% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, os chocolates, produto diretamente ligado às tradições da data, apresentaram elevações expressivas. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, 14, é resultado de um levantamento do IBGE pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Entre os 11 itens mais consumidos durante o feriado, cinco tiveram redução de preços. As maiores quedas foram observadas na batata-inglesa, com recuo de 40,5%, e na cebola, com queda de 37,6%. Também registraram retração o tomate (-7,6%), o arroz (-4,1%) e os pescados (-0,2%). Esses alimentos compõem costumam estar presentes nas refeições do período e ficarão praticamente do mesmo valor em relação ao ano passado.

Preço dos chocolates pode afetar a data

A pequena queda dos valores da cesta de Páscoa foi influenciada principalmente pela alta no chocolate em barra e nos bombons, com reajuste de 18,5%, além do acréscimo de 15,1% nos preços dos achocolatados.

Segundo a FecomercioSP, um dos fatores que explicam o encarecimento dos chocolates é a quebra de safra em países produtores, como Gana, o que impactou o mercado global e elevou os preços da matéria-prima.

Outros itens também ficaram mais caros, como o ovo de galinha e a azeitona, ambos com alta de 13,2%, além do azeite de oliva, que subiu 12,6%. Embora não estejam na lista de compras de todos os consumidores, esses produtos são frequentemente utilizados em pratos típicos e receitas festivas do período.

Projeção indica crescimento no faturamento dos supermercados

Mesmo com oscilações nos preços, a expectativa para o consumo na Páscoa é favorável. De acordo com estimativa da FecomercioSP, os supermercados paulistas devem registrar um aumento de 5% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

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