A recarga móvel para carros elétricos está cada vez mais próxima do cotidiano dos brasileiros. Com o avanço do setor, uma nova parceria entre a Tecnogera e a startup Ultra Charge, ligada ao Grupo Scania, promete oferecer esse serviço via aplicativo.
Em 2024, o número de veículos eletrificados emplacados cresceu 89%, de acordo com a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (Abve). Foram 177,3 mil unidades registradas, contra 93,9 mil em 2023. Esse crescimento exige soluções práticas de abastecimento, e a recarga móvel surge como alternativa promissora.
A proposta é simples: permitir que motoristas agendem, por aplicativo, a recarga do carro elétrico onde estiverem. Assim, evitam filas em eletropostos e ganham tempo, conforto e eficiência.
Solução de recarga móvel otimiza logística de frotas
A Tecnogera será responsável pela operação do sistema com uso do BESS — Sistema Móvel de Armazenamento de Energia em Baterias. Segundo o CEO da empresa, Arthur Lavieri, o sistema usa baterias de lítio em fim de vida útil para armazenar energia elétrica.
Além dos motoristas particulares e de aplicativos, o serviço de recarga móvel para carros elétricos será útil para empresas com frotas de E-Delivery.
“Esses veículos frequentemente precisam voltar à base para recarregar, o que reduz a produtividade”, afirma Lavieri.
Por meio do app, será possível solicitar a recarga no local onde o veículo estiver, otimizando rotas e reduzindo custos.
Recarga móvel para carros elétricos impulsiona sustentabilidade
Para Arthur Lavieri, a iniciativa reforça o compromisso com a mobilidade sustentável. “A energia não é só potência, é movimento, inovação e futuro”, declara.
A recarga móvel para carros elétricos também estimula o reaproveitamento de baterias e a economia circular, ao mesmo tempo que favorece a mobilidade urbana e o transporte limpo.
Por isso, a parceria entre Tecnogera e Ultra Charge é importante, pois poderá ser uma resposta ao crescimento da demanda e à busca por soluções sustentáveis e acessíveis.