Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Gripe aviária: Argentina barra frango do Brasil — veja outros países

Após registro de gripe aviária no RS, Argentina suspende compras de frango brasileiro. Medida segue decisão de China e União Europeia.
Surto de gripe aviária em granja do RS faz mais de 30 países suspenderem compras de carne de frango brasileira por prevenção sanitária.
(Imagem: Andreas Göllner/Pixabay)

A importação de frango brasileiro foi suspensa pela Argentina nesta sexta-feira (16), após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja de produção comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O bloqueio se estende a produtos e derivados de aves.

A medida segue o mesmo caminho adotado por China e União Europeia, que também paralisaram temporariamente as compras do Brasil por precaução. É a primeira vez que o vírus de alta patogenicidade (IAAP) atinge um estabelecimento comercial no país.

Gripe Aviária: outros países vão seguir a mesma decisão?

O órgão sanitário argentino, Senasa, determinou o bloqueio enquanto aguarda garantias de que o Brasil está livre da doença. O governo argentino também solicitou ao setor de produção local o reforço das práticas de biossegurança.

A União Europeia, por sua vez, acionou uma cláusula de autossuspensão já prevista em acordo com o Brasil. Em 2024, os países do bloco compraram quase 230 mil toneladas de carne de frango brasileira, o equivalente a mais de US$ 655 milhões.

“Alguns protocolos com parceiros ainda estão em revisão. Estamos trabalhando para provar que a produção de outras regiões continua segura”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.

China interrompe compras por até dois meses devido ao caso da gripe aviária

A China anunciou a suspensão temporária da importação de frango brasileiro, com prazo inicial de 60 dias. O Ministério da Agricultura já negociava com autoridades sanitárias chinesas ajustes no protocolo comercial antes da detecção do foco.

Segundo Fávaro, as autoridades brasileiras estão rastreando os lotes ligados ao caso para garantir transparência e restabelecer a confiança nos embarques.

Brasil restringe exportação e aposta na regionalização

Para evitar que o problema se espalhe, o Ministério da Agricultura suspendeu as exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul. Não há previsão para retomada.

A estratégia agora é aplicar o princípio da regionalização sanitária, limitando os embarques a áreas fora de um raio de 10 quilômetros do foco. Países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas já aceitam esse modelo para controlar riscos.

A pasta informou que segue executando ações de contenção e erradicação da gripe aviária. O objetivo é preservar os acordos comerciais em vigor e retomar a importação de frango brasileiro o mais rápido possível.

Vídeo do canal CNN Brasil no YouTube.

Indústria pede agilidade e reforça confiança no controle

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) declarou que confia nas medidas do governo federal. A entidade espera uma solução rápida que minimize os impactos comerciais e preserve a imagem do produto brasileiro.

As negociações com países importadores continuam, e a expectativa é que os embarques voltem de forma gradual, conforme cada região do Brasil comprove segurança sanitária.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas