A Petrobras anunciou a redução do preço do querosene de aviação (QAV) no Brasil em 7,9% a partir de 1º de junho, com impacto direto no setor aéreo nacional.
A medida representa um corte de R$ 0,28 por litro em comparação com maio. A nova tabela do Petrobras preço QAV junho 2025 foi divulgada após nova queda nas cotações do petróleo Brent, que influenciam diretamente a política de preços da Petrobras. Assim, a mudança pode aliviar os custos do setor aéreo, altamente dependente do querosene de aviação.
Queda no preço do querosene de aviação e damanda
A nova redução no preço do querosene de aviação no Brasil segue a tendência internacional de recuo nos valores do barril de petróleo. Segundo analistas, o preço do petróleo e impacto no QAV se tornaram fatores centrais na formulação dos valores praticados nas refinarias da estatal.
Os reajustes no QAV, combustível essencial para o transporte aéreo, são realizados mensalmente conforme os contratos com distribuidoras. Este corte em particular já era esperado após declarações da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que antecipou possíveis reduções no valor dos combustíveis. A redução no preço do combustível de aviação representa uma operação da estatal para acompanhar o cenário externo.
A demanda por querosene de aviação no Brasil segue em recuperação, impulsionada pelo crescimento da aviação doméstica e da movimentação nos aeroportos. Ao mesmo tempo, o setor começa a discutir investimentos em combustíveis sustentáveis para a aviação, incluindo o chamado querosene verde de aviação no Brasil, que visa reduzir as emissões de carbono da aviação civil.
Petrobras mantém foco na produção e abastecimento de QAV
A refinarias da Petrobras e produção de QAV seguem operando com capacidade suficiente para atender o mercado nacional. Além disso, a companhia também importa parte do combustível, conforme necessário, para garantir o abastecimento das distribuidoras.
Apesar da redução no preço do querosene de aviação, a estatal monitora constantemente o mercado global. As projeções de preço do QAV para 2025 no Brasil variam de acordo com a demanda global por energia e com a evolução do conflito entre oferta e demanda por petróleo. Ainda assim, especialistas avaliam que há margem para novos ajustes, principalmente se o cenário externo continuar pressionando para baixo o valor do barril.
Preço do querosene de aviação pode influenciar ações da Petrobras
A decisão da Petrobras também pode repercutir no desempenho das ações PETR3 e PETR4, negociadas na B3. Além disso, mudanças na política de preços da empresa, como a redução do preço do querosene de aviação, impactam diretamente as expectativas dos investidores em relação à margem de lucro e ao posicionamento estratégico da companhia.
Desse modo, com os cortes recentes também no diesel e na gasolina, a Petrobras reforça uma postura de maior flexibilidade na precificação, mesmo diante de críticas sobre sua interferência em decisões comerciais.
Para os investidores, acompanhar o preço combustível de aviação no Brasil tornou-se tão relevante quanto monitorar os resultados trimestrais da petroleira.