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Japão estabelece metas para aviação sustentável até 2030

Estratégia nacional visa reduzir emissões e impulsionar SAF

(Foto: Oleksandr P:/Pexels)
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O Japão comprometeu-se a atingir emissões líquidas zero até 2050 e propôs uma meta de 10% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) até 2030 para apoiar a descarbonização da indústria da aviação. Esta mudança estratégica, em linha com a Estratégia de Crescimento Verde do Japão rumo à neutralidade de carbono até 2050, tem um potencial significativo para melhorar as emissões de carbono na indústria da aviação.

A Necessidade de SAF no Japão

A aviação desempenha um papel fundamental no bem-estar económico e social do Japão. No entanto, é essencial que o país enfrente o desafio das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) associadas ao crescimento da aviação. O SAF, derivado de matérias-primas como resíduos agrícolas e resíduos, é uma solução crítica para reduzir as emissões da aviação.

Principais Conclusões para SAF no Japão

A ICF — em colaboração com a Boeing, a Mitsubishi Heavy Industries e a SMBC Aviation Capital — conduziu uma análise aprofundada para avaliar os mecanismos potenciais para estabelecer um ecossistema SAF bem-sucedido no Japão e para cumprir a meta proposta de combustível de aviação sustentável para 2030.

Com o apoio e a experiência local de vários intervenientes da indústria no Japão, este relatório apresentou as seguintes conclusões:

O estudo revela uma disponibilidade significativa de matéria-prima doméstica, com potencial para produzir 11 milhões de quilolitros (2.906 milhões de galões) de SAF até 2050. Juntamente com o SAF, esta matéria-prima também renderia 4,6 milhões de quilolitros (1.215 milhões de galões) de diesel renovável e coprodutos de nafta.

No entanto, o Japão enfrenta limitações na sua capacidade de produção, dificultando o processamento de matérias-primas nacionais em SAF até 2030. As matérias-primas mais promissoras para o Japão, como os resíduos sólidos urbanos e a eletricidade renovável, exigem novas cadeias de abastecimento, tecnologias e instalações.

Ao abordar estrategicamente estes pontos, o Japão pode preparar o caminho para uma indústria de aviação mais verde, garantindo ao mesmo tempo a viabilidade a curto prazo através de SAF importados. O apoio político desempenha um papel fundamental. Para atrair investimento privado, são cruciais quadros regulamentares consistentes para as instalações do SAF. Apoiar a meta de 10% com especificações claras (incluindo níveis antes e depois de 2030, critérios de sustentabilidade e preços de aquisição) incentivará o investimento e criará condições de concorrência equitativas entre transportadoras nacionais e estrangeiras.

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