A nova parceria entre Suzano e Kimberly-Clark fortalece a presença internacional das marcas do grupo, referência no setor de papéis sanitários. O anúncio da joint venture, feito nesta quinta-feira (5), inclui a operação de 22 fábricas em 14 países, excluindo os Estados Unidos.
A Suzano, líder mundial em celulose, já atua nos segmentos de papéis, embalagens e produtos de higiene, com portfólio que inclui marcas como Neve, Mimmo, Max, Maxx Baby e Scala. A empresa também fabrica, sob licença, produtos reconhecidos da Kimberly-Clark no Brasil, como Kleenex, Scott e WypAll.
Quais marcas da Suzano fazem parte da nova operação?
Com o acordo, diversas marcas conhecidas em diferentes mercados passarão a ser operadas pela joint venture. Além das marcas já citadas Kleenex e Scott, produtos como Cottonelle, Viva e Kimberly-Clark Professional farão parte da operação conjunta da Suzano e Kimberly-Clark, por meio de contratos de licenciamento de longo prazo.
Essa expansão permite que as marcas compartilhem estrutura produtiva com uma das líderes globais do setor. Além disso, fortaleça sua posição em higiene e cuidados pessoais fora do Brasil.
O que fica de fora da parceria?
A negociação não inclui os ativos da Kimberly-Clark nos Estados Unidos nem suas participações em joint ventures já existentes. Ainda assim, a operação abrange unidades localizadas na Europa, América do Sul, Oriente Médio, África, Ásia e Oceania.
A parceria também não altera o controle das marcas já desenvolvidas pela Suzano, como Le Vie Blanc, Floral e “o papel do Seninha”, que continuam sendo da empresa brasileira.
A união entre as duas companhias aumenta o alcance dos produtos e amplia o mercado das marcas da Suzano em nível global. Sendo assim, o novo modelo permitirá que marcas fortes aproveitem a estrutura industrial e logística compartilhada para atingir novos consumidores.
Ao se aproximar ainda mais do varejo internacional com apoio da Kimberly-Clark, a Suzano consolida sua estratégia de diversificação além da celulose, abrindo novas possibilidades para suas marcas em mercados importantes.