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Ibama aprova obra que libera Hidrovia Tocantins-Araguaia

A Hidrovia Tocantins-Araguaia avançou com a aprovação do Ibama para o derrocamento do Pedral do Lourenço, facilitando a navegação fluvial. Essa medida transformará a logística no Brasil, permitindo o transporte eficiente de grãos e minérios. Com capacidade de operar até 20 milhões de toneladas por ano, a hidrovia beneficiará o Norte do Brasil e impulsionará a exportação. Descubra como essa obra pode revolucionar o transporte hidroviário!
Vista aérea do Pedral do Lourenço no Rio Tocantins, área estratégica para a Hidrovia Tocantins-Araguaia
Entre Marabá e o Lago de Tucuruí, o Pedral limita há décadas a navegação, sobretudo na estiagem. (Foto: Pedral do Lourenço (PA) - Antônio Cavalcante)

A Hidrovia Tocantins-Araguaia deu um passo decisivo rumo à sua consolidação. Em 28 de maio, o Ibama emitiu a licença ambiental para o derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, no Pará. A medida elimina um obstáculo histórico à navegação fluvial e viabiliza um salto logístico para o Brasil.

O Pedral, situado entre Marabá e o Lago de Tucuruí, há décadas restringe a passagem de embarcações, principalmente nos períodos de estiagem. A remoção da formação rochosa permitirá o transporte contínuo de grãos, minérios e outros insumos, com maior eficiência e menor custo logístico, beneficiando diretamente o transporte hidroviário e reduzindo a pressão sobre rodovias.

Hidrovia Tocantins-Araguaia vai integrar modais e reduzir custos

Segundo Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, a medida representa um marco:

“O derrocamento garante competitividade ao transporte nacional. A infraestrutura de transporte será fortalecida e a integração de modais permitirá ampliar as rotas de escoamento com mais eficiência e sustentabilidade”, afirmou Rebuzzi.

Além disso, o vice-presidente Daniel Bertolini destaca o impacto direto na logística no Norte do Brasil. Para ele, o projeto da Hidrovia Tocantins-Araguaia vai interligar as regiões produtoras do Centro-Oeste aos portos do Arco Norte, especialmente Vila do Conde, em Barcarena (PA), favorecendo o crescimento do transporte intermodal e da exportação de grãos.

Capacidade da hidrovia poderá atingir 20 milhões de toneladas

A estimativa é que a Hidrovia Tocantins-Araguaia passe a operar com capacidade de até 20 milhões de toneladas por ano. O Ibama incluiu condicionantes como o monitoramento da fauna, controle de ruído e qualidade da água, assegurando que o avanço da obra ocorra com logística sustentável e responsabilidade ambiental.

Futuro logístico passa por investimento em infraestrutura

Para a NTC&Logística, o futuro da mobilidade de cargas exige diversificação de rotas e investimentos em infraestrutura de transporte. O fortalecimento do transporte de cargas pela hidrovia representa uma alternativa viável, econômica e ambientalmente eficiente. A entidade reafirma seu compromisso com soluções que promovam o desenvolvimento regional e a competitividade nacional.

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