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Por que Tony’s Chocolonely é a nova aposta do ex-CEO da Starbucks

Por que Tony’s Chocolonely é a nova aposta do ex-CEO da Starbucks
(Foto: Divulgação/Tony’s Chocolonely).

A empresa holandesa Tony’s Chocolonely tem feito ondas no mercado global com uma abordagem única para a produção de chocolate. Fundada pelo jornalista Teun van de Keuken, a companhia nasceu de uma luta contra a exploração infantil na indústria do chocolate. Seu objetivo é transformar a cadeia de abastecimento do cacau, incentivando práticas de consumo e produção mais responsáveis.

No último ano, Tony’s Chocolonely alcançou cerca de R$ 810 milhões de faturamento, marcando um aumento de 23%. A marca, conhecida pelas barras de chocolate coloridas, tem sido alvo do interesse de grandes investidores, como Howard Schultz, ex-CEO da Starbucks, que recentemente adquiriu uma participação de 2% na empresa.

A história de Tony’s começou em 2003, quando van de Keuken, indignado com as condições de trabalho infantil na indústria do chocolate, se declarou criminoso por comprar produtos que sabia serem frutos dessa exploração. Esse ato de protesto levou à criação da Tony’s Chocolonely em 2005, com a promessa de oferecer ao mercado um chocolate livre de exploração infantil e produzido de forma justa.

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Fundador da Tony’s Chocolonely, Teun van de Keuken (Tony's Chocolonely/Divulgação)
Fundador da Tony’s Chocolonely, Teun van de Keuken (Foto: Divulgação/Tony’s Chocolonely)

Segundo o CEO Douglas Lamont, a empresa demonstrou que “é possível pagar uma renda digna aos agricultores para enfrentar os desafios do trabalho infantil”. A marca destina aproximadamente 7% de suas receitas para custos relacionados ao impacto social, garantindo um pagamento superior aos agricultores de cacau.

 

Hoje, Tony’s Chocolonely não é somente uma líder de mercado na Holanda, com 20% de participação, como também tem presença crescente em outros países, como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. O chocolate da marca está entre os mais vendidos no Reino Unido, competindo com marcas tradicionais como Galaxy, Lindt e Cadbury.

 

A empresa também criou a iniciativa Tony’s Open Chain, que apoia outras marcas na transformação de suas cadeias de abastecimento de cacau. Nos Estados Unidos, a Tony’s viu suas vendas quadruplicarem desde 2020, e planeja expandir sua distribuição em 20% mais lojas este ano, incluindo uma nova parceria com o Walmart.

Em uma recente rodada de captação, a companhia arrecadou € 20 milhões, liderados pela JamJar Investments, um fundo de investimento britânico. Esse investimento será direcionado, em parte, para a expansão da capacidade de produção da Tony’s em Chicago, marcando um importante passo na sua estratégia de crescimento internacional.

Os desafios do negócio incluem o aumento dos custos do cacau no mercado global, que levou a um reajuste de preços para os consumidores. Para enfrentar isso, a Tony’s emprega campanhas de marketing provocativas e busca reduzir custos com embalagens mais acessíveis, mantendo-se fiel à sua missão de transformar a indústria do chocolate para melhor.

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