Segundo estudo realizado pela Serasa Experian, que estima mais de cinco milhões de brasileiras empreendedoras, as mulheres estão ganhando cada vez mais destaque nos negócios. De acordo com levantamento, as empresárias estão à frente de 43% dos negócios no Brasil, e a mineira Mirany Soares está entre essas mulheres. Há quase doze anos, ela abriu mão do seu cargo executivo para empreender em São Paulo, apostando em um produto genuinamente brasileiro e referência da sua terra natal: o pão de queijo.
A empreendedora buscou formas para resgatar a “mineirice” da tradicional iguaria, devolvendo a ela a sua principal referência: o queijo. Foi assim que lançou em 2010 a Formaggio Mineiro, primeira e única a produzir pão de queijo com 40% de queijo puro em sua composição, sendo que a maioria das receitas encontradas no mercado utilizam entre 2% e 8%. Com isso, a marca elevou a categoria do pão de queijo para gourmet.
“Desde a concepção da empresa e da primeira receita, o objetivo era mostrar uma maneira diferente de consumir pão de queijo, um produto de verdade e inovador porque simplesmente devolvemos a ele o seu ingrediente principal que é o queijo”, acrescenta Mirany.
A autoconfiança e a garra levaram Mirany a alçar voos. O desejo de servir, papear e, assim, expandir, inspirou a empresária a abrir sua primeira loja da fábrica, um pequeno espaço no mesmo endereço da produção fabril. “Queria receber meus clientes como se fosse casa de avó, onde sempre tem um lanchinho pronto com café para acompanhar um bom papo. E esse é nosso mantra até hoje”, conta a mineira.
As mulheres
Nos últimos anos, a Formaggio Mineiro consolidou-se em São Paulo como uma rede de lojas, com unidades instaladas em regiões como Campo Belo, Moema, Vila Leopoldina, Jardins, Morumbi e Brooklin, bem como um truck na Vila Mascote. Todas sob o comando e atendimento de mulheres.
A última sacada de Mirany foi a criação do e-commerce logo no início da quarentena em 2020. E pensando não somente na sobrevivência e expansão da marca, mas principalmente em ajudar na renda de mulheres em meio à pandemia para trabalharem de casa com suas famílias, com investimento zero. A iniciativa foi aprovada pelas novas empreendedoras e em poucos meses a Formaggio Mineiro conquistou quatro lojas virtuais –Saúde, Santana, Barra Funda e Jardim Marajoara.
“Mais do que expandir a crescer naquele momento tão delicado, o intuito foi minimizar a pressão de algumas famílias que perderam a renda por conta da crise. Temos uma mãe que trabalhava na área de eventos e de um dia para o outro parou com tudo. Uma fonoaudióloga que perdeu o emprego, dona de casa que sempre sonhou em empreender e agora pôde arriscar e aumentar a renda familiar”, conta a empresária mineira. E completa: “assim, somente em São Paulo somamos 27 gestoras e atendentes nas redes de lojas físicas e virtuais”.
Sensibilidade feminina
A sensibilidade feminina também está intrínseca nas receitas do mix de produtos. A partir do pão de queijo tradicional, a marca logo passou a dar vasão à criatividade e versatilidade que a iguaria brasileira permite, lançando novos sabores como pão de queijo multigrãos –produzido com linhaça, gergelim, quinoa e semente de girassol; waffle de pão de queijo –único com massa de pão de queijo e sem glúten, pão de queijo de gorgonzola, pão de queijo de chocolate belga, além da chipa três queijos – com provolone, parmesão e muçarela; espetinho de pão de queijo e a mais recente novidade, a massinha de pão de queijo produzida com ricota.
Os produtos são feitos artesanalmente em escala industrial, com todo queijo sendo ralado na própria fábrica em São Paulo. Além disso, todas as formulações da Formaggio Mineiro não levam fécula de mandioca, o que resulta em muito mais sabor e consistência ímpar, não têm gordura trans e são glúten free.
Em 2019, a empresa cresceu 48% sobre o ano anterior e, em 2020, expandiu 23%, com produção de aproximadamente 360 toneladas de pão de queijo ao ano. “Para 2021, já está prevista a inauguração da primeira loja fora do estado de São Paulo, em Goiânia, e a expectativa é abrir outras unidades em São Paulo, lançar novas linhas de produtos e manter a curva ascendente, finaliza a empresária mineira.
Fonte: assessoria